Entre 29 de março e 7 de abril, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) marcou presença nos Estados Unidos da América, através de uma visita oficial liderada pelo Reitor, José Arlindo Barreto, acompanhado da Diretora da Escola de Língua Inglesa Dana Mohler Faria, Donzília Soares e do Presidente da Casa da Ciência do Mindelo, Erico Pinheiro Fortes, ambos ex-estudantes da Bridgewater State University. A delegação da Uni-CV foi recebida em várias instituições e comunidades, evidenciando o desejo de fortalecer as relações académicas e culturais entre Cabo Verde e os EUA.

73254263007-dsc-1123.jpg

Durante a visita ao Bristol Community College (BCC) em Fall River, a 4 de abril, foram exploradas potencialidades de cooperação e mobilidade de estudantes e conhecimentos entre o BCC e a Uni-CV. A iniciativa foi acolhida pela Presidente do BCC, Laura Douglas, que manifestou interesse em desenvolver programas de intercâmbio envolvendo estudantes, docentes e funcionários.

Este encontro é parte de uma série de reuniões produtivas que o Reitor da Uni-CV e sua equipe tiveram com instituições académicas e comunidades cabo-verdianas nos EUA, incluindo com a Brown University, a Bridgewater State University (BSU) e líderes de importantes instituições e organizações cabo-verdianas locais.

bsu_2024.jpg

O Presidente da BSU, Frederick W. Clark, juntamente com figuras como o Presidente Emérito Dana Mohler-Faria e Miguel Gomes, destacou a importância da longa relação entre a BSU e Cabo Verde, refletindo sobre o papel fundamental da Uni-CV no desenvolvimento do país. Durante a estadia, a delegação teve ainda a oportunidade de visitar os principais museus cabo-verdianos.

Num gesto de reconhecimento mútuo, o Mayor de Brockton, Robert Sullivan, recebeu o Reitor da Uni-CV na Câmara Municipal, acompanhado do diretor do Instituto Pedro Pires de Estudos Cabo-verdianos na BSU, Ângelo Lopes Barbosa. Esta receção sublinha o interesse e o respeito partilhado entre as instituições e comunidades envolvidas.

A visita culminou com a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa pelo LusoCentro, onde foram recordados os 50 anos da Revolução dos Cravos. Este evento cultural contou com a participação do Duncan Simpson, professor visitante da FLAD na Brown University, e destacou a importância da língua portuguesa e da CPLP, contribuindo para o fortalecimento das relações culturais e académicas entre os países de língua portuguesa.

Com o sucesso desta visita, José Arlindo Barreto expressou o desejo de concretizar parcerias efetivas que reflitam o compromisso da Uni-CV com a inovação, o desenvolvimento académico e a cooperação internacional, estabelecendo uma base sólida para futuras colaborações entre Cabo Verde e os Estados Unidos.

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account