minho01
Início
Apresentação Inscrição Comissões Parceiros Contactos Programa

Destaque
 
 
 
A educação de crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais é hoje uma realidade incontornável no mundo e em Cabo Verde. Neste contexto de grande responsabilização de todos os atores implicados na construção de escolas e sociedades inclusivas, e de muitos desafios a serem vencidos, no âmbito do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial da Universidade do Minho, Braga, Portugal, propomos a realização do IIº Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva (ConCEI) - “As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade” para um debate centrado nos eixos temáticos da família, escola e comunidade nos seguintes temas: práticas centradas na família, papel das famílias, advocacia, participação dos pais, intervenção precoce, legislação, transições, desporto escolar, adaptações curriculares, tecnologias de apoio, atitudes, políticas, lazer, mundo laboral, formação de profissionais.
 

Keynotes

 
 David Rodrigues 
 

Untitled 1 David Rodrigues é Professor catedrático na Universidade Portucalense, Presidente da Pró-Inclusão / Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e diretor da Revista “Educação Inclusiva”. Professor de Educação Especial doutorou-se em 1987. Lecionou em várias universidades portuguesas (Porto, Lisboa, Açores e Coimbra) e estrangeiras (KU Leuven – Bélgica, VS University – EUA e UNICAMP - Brasil). Publicou 30 livros e dezenas de artigos em revistas da especialidade. Recebeu em 2007 o Prémio de Investigação “União Latina”.

 

 Ana Paula Pereira  
 

Untitled 2 Ana Paula da Silva Pereira é licenciada em Educação Especial e Reabilitação, mestre em Intervenção Precoce e Doutora em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial. Iniciou a sua carreira na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Braga e atualmente é Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É autora de várias publicações nacionais e internacionais nos domínios da Educação Especial e Intervenção Precoce. Neste momento é Diretora Adjunta do Centro Investigação em Educação (CIEd)  do Instituto de Educação, da Universidade do Minho.

 

 

 

Convidado

 
 André Corsino Tolentino
 

Untitled 3 André Corsino Tolentino é diplomata e investigador. Foi consultor das Nações Unidas e do Banco Mundial. É doutor em Ciências da Educação, mestre em Economia do Desenvolvimento e licenciado em Administração Pública. Foi diretor da Fundação Calouste Gulbenkian (2000-2006). Publicou «Universidade e Transformação Social nos Pequenos Estados em Desenvolvimento: O Caso de Cabo Verde» baseado na tese de doutoramento e «A Importância e o Impacto das Remessas dos Imigrantes no Desenvolvimento de Cabo Verde». Recebeu a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a Ordem Amílcar Cabral.

 
Pin It