IMG_00.jpg

A Universidade de Cabo Verde deu o início da segunda edição do seu Ciclo de Conferências Internacionais, que vai acontecer entre março e dezembro de 2024. Este ano, o tema é "Desenvolvimento Sustentável e Gestão Territorial Integrada". O evento pode ser acompanhado tanto pessoalmente quanto online.

O ciclo começou no dia 22 de março, com uma discussão em grupo sobre “Vivências Urbanas no Palmarejo: Desenvolvimento Sustentável, Clima e Comunidade”. Além disso, estudantes do quarto ano do curso de Geografia e Ordenamento do Território mostraram seus trabalhos numa exposição sobre o tema.

A mesa-redonda reuniu especialistas, incluindo a docente e investigadora do Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território (CIDLOT) da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, que explorou "Espaços Vivenciados e Construções Sociais no Bairro do Palmarejo: Três Experiências de Desenvolvimento Urbano". Juntamente, António Lopes, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), discutiu estratégias "Naturais para Mitigação do Calor Extremo em Ambientes Urbanos". Complementando a sessão, Cristina Delgado Henriques do CIAUD, Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design, Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa, apresentou o "Projeto CLIMUS: Clima e Iniciativas Comunitárias para Assentamentos Urbanos Sustentáveis em Palmarejo, Praia, Cabo Verde". Ezequiel Correia, contribuindo com sua expertise, focou na "Identificação das Condições de Conforto Térmico em Espaço Público: Uma Metodologia Inovadora", ampliando o espectro de discussão com contributos valiosos sobre sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades.

Durante o evento, a Pró-reitora Dominika Swolkien falou sobre a importância de usar a tecnologia para simplificar os processos administrativos na universidade e destacou o sucesso do CIDLOT em projetos de investigação importantes. Ela também ressaltou a importância de comunicar a ciência para o público em geral, não só para especialistas.

Esta conferência é uma iniciativa do Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território da Universidade de Cabo Verde e mostra o esforço da universidade em discutir e encontrar soluções para questões importantes relacionadas ao desenvolvimento sustentável e à organização do espaço onde vivemos.

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account