CLIMUS_unicv.jpg

No âmbito da segunda edição do seu Ciclo de Conferências Internacionais sobre o desenvolvimento sustentável, Cristina Delgado Henriques, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, apresentou o "Projeto CLIMUS: Clima e Iniciativas Comunitárias para Assentamentos Urbanos Sustentáveis em Palmarejo, Praia, Cabo Verde", destacando a urgência em enfrentar os desafios impostos pelas alterações climáticas, especialmente em áreas urbanas africanas. Este projeto busca avaliar as condições bioclimáticas e de conforto térmico em áreas específicas da cidade da Praia, identificar os fatores urbanos que agravam o stress térmico e desenvolver intervenções que possam aliviar esses efeitos.

Henriques sublinhou a importância de uma abordagem pluridisciplinar e da coprodução de conhecimento com a comunidade local para identificar as melhores soluções de design e planeamento urbano que possam mitigar o calor excessivo e melhorar a qualidade de vida dos residentes. O projeto explora intervenções como a implementação de infraestruturas verdes, melhoria do sombreamento e ventilação, e a escolha de materiais de construção que contribuam para um ambiente urbano mais fresco e sustentável.

A apresentação realçou também a importância de sensibilizar a população para o conforto bioclimático como um fator de qualidade ambiental urbana e para a necessidade de repensar o planeamento das cidades de forma participativa. O CLIMUS pretende avançar no conhecimento científico, mas também promover mudanças práticas e sustentáveis no planeamento e design urbano, considerando as peculiaridades climáticas e geográficas de Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account