Estão de volta a Cabo Verde os estudantes da Uni-CV que em Setembro partiram para os Estados Unidos , para realizar um semestre lectivo de estudos no Bridgewater State College (BSC).

Este é o segundo grupo de alunos do curso de licenciatura em Língua Inglesa que participa neste programa de intercâmbio, nascido do protocolo de cooperação que une a Uni-CV ao BSC. No ano passado, cinco alunos do terceiro ano do curso passaram também três meses naquela instituição.

O programa, especificamente concebido para estudantes estrangeiros, tem como objectivo o aperfeiçoamento do ensino da língua inglesa como língua estrangeira.

dsc03124.jpg 

Os estudantes Bráulio e Admilson com o professor da Uni-CV Robert Sarwark 

Na hora do regresso, os estudantes reuniram-se com a equipa da Uni-CV envolvida no programa para fazer o balanço da experiência vivida. Para já, são unânimes em considerar esta uma experiência única, que vai marcar as suas vidas enquanto estudantes universitários.

A adaptação a Boston e ao BSC, contam, foi fácil, apesar das diferenças relativas ao clima, alimentação e ritmo de vida.

Para Admilson Almeida, um dos aspectos mais interessantes da experiência foi a interacção com estudantes de diferentes origens que também participavam do programa. Interacção esta que aconteceu não apenas nas aulas, e demais actividades curriculares, como também em diversos eventos culturais, palestras e feiras gastronómicas.

Já Bráulio de Pina destaca as diferenças nos métodos de ensino/aprendizagem, que ditaram um outro ritmo de estudos, e que querem agora partilhar com os colegas do curso de Inglês.

dsc03120.jpg 

Elementos da Uni-CV envolvidos no programa de intercâmbio com o BSC: a pró-reitora Cristina P. Ferreira, os docentes de Inglês Debby e Alfredo, a pró-reitora Arlinda Cabral e o pró-reitor Ângelo Barbosa

 

É que, feito o balanço da viagem, o grupo e a equipa do programa pensam em formas de tirar proveito dos ganhos obtidos. Umas das primeiras acções a agendar é um encontro com os restantes estudantes da licenciatura em Lingua Inglesa da Uni-CV, para relatar a experiência vivida e apresentar alguns dos ensaios produzidos durante os meses de frequência ao programa.

Os estudantes querem também criar um clube com os alunos que no ano passado participaram do programa para, entre outras coisas, prepararem os colegas que futuramente queiram candidatar-se ao intercâmbio.

E porque intercâmbio implica troca, em Janeiro próximo chega à Uni-CV um grupo de estudantes do BSC. Entre as várias actividades programadas constam visitas à ilha do Fogo e à Cidade Velha.

Pin It