CondferenciasCIDLOT

O CIDLOT realiza as 9ª e 10ª conferências no âmbito do Ciclo de conferências Cidades e Globalização.

 

PROGRAMA  | CONFERÊNCIA: CIDADES E GLOBALIZAÇÃO

Data: 16 de Maio de 2013 - 9h00                 Local - Auditório da Reitoria no Plateau

 

PROGRAMA:

9:00 - Mensagem de boas-vindas pelo Vice-Reitor da UniCV, para a Extensão Universitária - Doutor Manuel Brito Semedo.

09:10 - Apresentação do Professor Doutor Jorge Gaspar pelo moderador, Professor José Maria Semedo (Universidade de Cabo Verde).

09:15 - Conferência sob o título Cidade, Urbanização, Globalização pelo Professor Doutor Jorge Gaspar (Universidade de Lisboa).

10:00 - Apresentação do Professor Doutor Antoine Bailly pelo moderador, Professor José Maria Semedo.

10:05- Conferência sob o título Le développement durable des villes, pelo Professor Doutor Antoine Bailly (da Universidade de Génova - Suiça).

10:50 - Debate

11:40 - Encerramento

 

>> local: Auditório da Reitoria no Plateau - Universidade de Cabo Verde

 

 

RESUMOS E BIOGRAFIAS | CONFERÊNCIA: CIDADES E GLOBALIZAÇÃO

RESUMO DA CONFERÊNCIA DO PROFESSOR JORGE GASPAR

 Cidade, Urbanização, Globalização

 

A crítica à vida urbana é tão antiga como a própria cidade. Os processos de urbanização que se consumaram em diferentes períodos históricos não deixaram de gerar atitudes antagónicas e polémicas que ficaram inscritas nas diversas culturas.

 

A urbanização, em larga escala resultante da chamada “Revolução Industrial”, dividiu as leituras dos malefícios aos benefícios da cidade.

 

O urbanismo pós-industrial também não oferece avaliações consensuais.

 

A generalização da urbanização a todos os continentes, com variadas matrizes culturais, trazendo associado o fenómeno da metropolização e da globalização, provocou controvérsias desde a sua eclosão.

No entanto, em diferentes latitudes e diversos ordenamentos sociais, económicos e políticos, verifica-se que os custos da não-urbanização são mais gravosos que os do incremento da vida urbana.

A gestão e o planeamento urbanístico têm contribuído ao longo dos séculos para o melhor aproveitamento das vantagens da urbanização e a mitigação de consequências negativas. Os geógrafos, desde a primeira metade do século XX, têm desempenhado um papel interessante, tanto ao nível teórico como nas práticas.

Neste contexto abordaremos três exemplos de metrópoles em três continentes, com situações contrastadas: Lisboa, Argel e Macau.

 

>> RESUMO BIOGRÁFICO

Jorge Gaspar, Lisboa 1942.

Agregação (1973) e Doutoramento (1972)  em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa, Pós-graduação em Análise Regional e Urbana pela Universidade de Lund – Suécia (1966/68), Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Évora (2010), Genève (2001) e Léon (1995). Professor Emérito da Universidade de Lisboa, 2012; Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, 2010; Prémio Universidade de Lisboa, 2010; Prémio Internacional Geocrítica, 2007.

Professor Catedrático da Universidade de Lisboa (1979-2005); Professor Catedrático Convidado do Instituto Superior Técnico (1994-2002); Professor Convidado das Universidades de Umeå (Suécia, 1988) e de Paris X (França, 1998; 2003).

Tem publicados duas dezenas livros e mais de duas centenas de artigos e capitulos de livros.. Membro do Conselho Editorial de várias revistas internacionais.

Foi Consultor da OCDE e da Comissão Europeia. É membro da Academia Europaea e Académico Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa. Director do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (1995-2002). Fundador e sócio do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda - CEDRU (desde 1986). Vice-Reitor da Universidade de Lisboa (1989-1990).

Trabalha em Planeamento Regional e Urbano desde 1968: Projectos em Portugal, União Europeia,Macau, Angola e Argélia.

 

RESUMO DA CONFERÊNCIA DO PROFESSOR ANTOINE BAILLY 

 

A partir de um projecto de investigação para a UNESCO sobre o Desenvolvimento sustentável das cidades, o conferencista apresenta uma agenda para a implementação de políticas económicas, sociais, ambientais e urbanísticas. Alguns princípios e medidas serão detalhados com vista a uma cidade integrada, entre cidade-convivial e o fenómeno de rurbanização.O conferencista apresentará exemplos a partir de cidades africanas e da América do Sul.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento urbano sustentável, cidade-convivial, rurbanização, cidade integrada.

 

>> RESUMO BIOGRÁFICO

Antoine Bailly

Geógrafo, especialista em ciência regional, em médicométrie e em desenvolvimento regional. Doutor Honoris Causa da Universidade de Quebec, da Academia Húngara de Ciências e da Universidade de Lisboa. Antoine Bailly recebeu a Founder’s Medal, a maior distinção em Ciência Regional, em 2008. Em 2011 ele tornou-se o vencedor da Lud Vautrin Internacional prix, o "Nobel" da geografia.
Professor Emérito da Universidade de Genebra, Doutor em Geografia, Antoine Bailly estudou e ensinou na América do Norte, França e Suíça. Ele tem sido professor visitante em 40 universidades estrangeiras, nos cinco continentes. Antoine Bailly é o autor de mais 30 livros de ciência regional, geografia humana e políticas de saúde. De 1993 a 1999, ele presidiu o Comitê Científico do Festival Internacional de Geografia da Saint-Die (Vosges). Ele preside o Fórum da Saúde na Suíça para o programa do Desenvolvimento Regional do INRA em França.


Mais informações em http://cidadeseglobalizacao.wordpress.com]

ci.dlot centro de investigação em desenvolvimento local e ordenamento do território

Universidade de Cabo Verde C.P. 379C Praia | Cabo Verde

tel: + 238 260 3851 fax: +238 261 2660

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

www.cidadeseglobalizacao.wordpress.com

 

 

Pin It