A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA), criada a 23 de dezembro de 2011, oriunda do Centro de Formação Agrária do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), recebe o legado das experiências e do capital técnico-científico acumulado. Após os primeiros anos pós-independência do país, foi implementado o Centro de Formação para o Desenvolvimento Rural nas instalações de São Jorge dos Órgãos. Durante três décadas de funcionamento, o Centro de Formação proporcionou diversas formações de curta e longa duração, cursos auxiliares de nível profissional, médio e superior, em diferentes domínios do setor agrário.

Missão

A ECAA é uma instituição orientada para a geração, difusão e promoção do ensino superior no quadro das ciências, tecnologias e engenharias agrárias e ambientais, articulando o ensino, a investigação e a extensão para o desenvolvimento rural. A ECAA assume uma importância fundamental na formação e capacitação técnica de quadros, no processo de transmissão do saber e de implementação de novas tecnologias geradas pela pesquisa, essenciais ao desenvolvimento da produção e da produtividade agrícola, pecuária e silvícola, integrada no processo de desenvolvimento rural sustentável. A escola tem o papel de propor e adequar ofertas formativas que respondam aos desafios do desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, assente numa visão de desenvolvimento inclusivo, suportado pelo conhecimento, ciências e novas tecnologias.

Visão

Visiona-se “uma escola de excelência, que responde aos desafios do ensino superior agrário nacional, sustentada numa investigação inovadora e de qualidade, que valoriza os conhecimentos junto às comunidades e que contribui, de forma sustentável, para o desenvolvimento do setor agrícola e ambiental”. O grande objetivo da ECAA é contribuir para vencer os grandes desafios de modernização e desenvolvimento do país no setor agroambiental.

Valores

A ECAA rege-se pelos valores perpetrados nos estatutos da Uni-CV, sendo as atividades académicas orientadas por princípios como:

A Qualidade no ensino, na investigação e divulgação de conhecimento nas áreas de atuação da Escola; a Inovação aplicada às tecnologias agrárias e ambientais; a Responsabilidade com o desenvolvimento sustentável e equilíbrio ambiental nas áreas de atuação; o Empreendedorismo agro-ambiental na promoção da economia verde e prestação de serviços à comunidade nas áreas de competência da Escola; a Sustentabilidade, Pluridisciplinaridade e Interdisciplinaridade na abordagem de projetos de formação, investigação e processos curriculares.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account