Considera-se “contacto próximo”, um membro da comunidade académica da Uni-CV que não apresenta sintomas no momento, mas que teve ou pode ter tido contacto com um caso confirmado de Covid-19. O tipo de exposição do contacto próximo determinará o tipo de vigilância.

O contacto próximo com caso confirmado de Covid-19 pode ser de:

  • Alto risco de exposição, e é definido como: o colega que partilhe gabinete, sala, secção ou área até 2 metros do caso confirmado; o membro da comunidade académica ou outro que tenha estado face a face com o caso confirmado ou que esteve com este em espaço fechado; o colega que tenha partilhado com o caso confirmado louça (pratos, copos, talheres), toalhas ou outros objetos ou equipamentos (telefones, impressoras) que possam estar contaminados com gotículas respiratórias. 
  • Baixo risco de exposição, é definido como: o membro da comunidade académica da Uni-CV que teve contacto esporádico (momentâneo) com o caso confirmado; o membro da comunidade Académica que prestou assistência ao caso confirmado, desde que tenha seguido as medidas de prevenção (ex. utilização adequada de máscara e luvas, etiqueta respiratória, higiene das mãos). 

Tendo em conta que o período de incubação estimado da Covid-19 é de 2 a 14 dias, assume-se como medida de precaução, a vigilância ativa dos contactos próximos durante 14 dias desde a data da última exposição.

A vigilância de contactos próximos com “Alto risco de exposição” implica: 

  • Monitorização ativa pela autoridade de saúde local durante 14 dias desde a última exposição;
  • Não se deslocar à Universidade de Cabo Verde nesses 14 dias; 
  • Realizar a autovigilância diariamente dos sintomas da Covid-19, incluindo febre, tosse ou dificuldade em respirar; 
  • Restringir o contacto social ao indispensável;
  • Estar contactável para monitorização ativa durante os 14 dias desde a data da última exposição. 

A vigilância de contactos próximos com “Baixo risco de exposição” implica: 

  • Realizar a autovigilância diariamente dos sintomas da Covid-19, incluindo febre, tosse ou dificuldade em respirar; 
  • Se nenhum sintoma surgir nos 14 dias decorrentes da última exposição, a situação fica encerrada para efeitos de prevenção e combate ao Covid-19.
Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account