PUB

Política

Primeira edição do curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Agenda 20/30 lançada na segunda-feira

O programa Plataforma para o Desenvolvimento Local e Objetivos 20/30 em Cabo Verde lança, na próxima segunda-feira, 20, a 1ª edição do curso de especialização que terá a duração de dez meses.

O objectivo é contribuir para ampliar as capacidades dos funcionários das instituições nacionais, dos Municípios e do Governo, na promoção de estratégias de desenvolvimento local, de gestão, seguimento e localização dos Obectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O programa passa pela elaboração de políticas públicas alinhadas com os ODS da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Com a duração de 10 meses, o curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Agenda 20/30 será ministrado em regime à distância, com uma metodologia interativa e participativa, utilizando como recurso módulos teóricos e práticos.

“A parte teórica será desenvolvida a partir da introdução conceptual e teórica do tema, enquanto a parte prática se desenvolverá a partir do intercâmbio de experiências com delegações da Cooperação Multilateral, bilateral e descentralizada que estão a colaborar com Cabo Verde, via plataformas digitais e outros meios audiovisuais”, explica o Governo.

O objetivo passa aindapelo reforço do conhecimento teórico e prático dos técnicos locais e nacionais, fornecer formação teórica e metodológica sobre a cooperação internacional e sua ação em termos de apoio ao processo de desenvolvimento local e a localização dos ODS com base em experiências ilustrativas em Cabo Verde.

Nesta primeira edição, serão formadas 26 pessoas. “Trata-se da primeira experiência deste género no país, mas também na região, o que coloca Cabo Verde numa posição de vantagem para a implementação de políticas públicas orientadas para o atingimento dos ODS”, garante a mesma fonte.

Trata-se de uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Finanças e Direção Nacional do Planeamento, em parceria com o PNUD e a Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde, financiada pelo Governo do Grão-Ducado de Luxemburgo.

A cerimónia oficial do lançamento do curso acontece nas plataformas virtuais e conta com a presença do Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, da Encarregada de Negócios da Embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde, Angèle Da Cruz, do Chefe do escritório conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA em Cabo Verde, Opia Kumah, da Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Nascimento, do Diretor Nacional do Planeamento, Gilson Pina e dos respectivos presidentes dos Municípios.

PUB

PUB

PUB

To Top