lancamento_livro.jpg

A Universidade de Cabo Verde, através das Edições Uni-CV, lançou na sexta-feira, dia 19 de janeiro, o livro "Probabilidade e Estatística - Fundamentos (Volume I - Probabilidade)", da autoria do professor e investigador da Uni-CV, Adilson Silva. A cerimónia de lançamento decorreu na Mediateca do Campus do Palmarejo Grande e contou com a apresentação do professor e investigador da Uni-CV, Claudino Mendes.

O evento reuniu várias personalidades da comunidade académica, incluindo membros da equipa reitoral, docentes, estudantes, familiares, amigos  bem como o Presidente da Câmara Municipal e outros convidados ilustres.

A Diretora dos Serviços de Documentação e Edições da Uni-CV, Salomé Miranda, manifestou a gratidão pela colaboração com o autor e sublinhou o papel crucial das Edições Uni-CV na promoção e valorização das investigações académicas.

Durante a sua apresentação, Claudino Mendes destacou as qualidades excecionais do autor, enfatizando a sua tenacidade, foco, persistência e determinação. Mendes recordou o início da carreira de Silva, marcada por desafios e superações, e como a sua paixão e dedicação à academia o conduziram a posições de destaque, incluindo a direção de departamento no Instituto Nacional de Estatística.

"Probabilidade Estatística Fundamentos" é descrito como uma obra compacta, mas rica em conteúdo, abrangendo os fundamentos da probabilidade com uma bibliografia vasta e atualizada. O livro está estruturado em seis capítulos lógicos e sequenciais, cada um complementado por exercícios práticos, facilitando a aplicação imediata dos conceitos aprendidos. Mendes também elogiou o trabalho de grafismo do livro e a homenagem a figuras históricas importantes na teoria da probabilidade, como Blaise Pascal e Pierre de Fermat.

Adilson Silva, ao usar da palavra, agradeceu às pessoas que o apoiaram neste processo, incluindo a Uni-CV, a Empresa LED - Refrigeração e Ar Condicionado, a sua família, amigos, colegas, entre outros. Ele destacou a importância do apoio institucional e empresarial na concretização de projetos académicos.

O Reitor da Uni-CV, ao encerrar o evento, realçou a relevância do livro para o acervo da biblioteca universitária, considerando-o um exemplo a ser seguido e uma contribuição valiosa para o campo académico. Ele também expressou orgulho pelo autor, destacando as suas realizações académicas e qualidades pessoais.

Adilson de Jesus Martins da Silva é licenciado em Matemática Pura pela Universidade de Coimbra, mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Uni-CV e diretor do Departamento de Estatísticas Demográficas e Sociais do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde.

O evento terminou com uma sessão de autógrafos, onde os convidados tiveram a oportunidade de receber exemplares assinados pelo autor.

Para complementar, uma galeria de fotos do evento está disponível no flickr da Uni-CV, mostrando momentos importantes da cerimónia e da sessão de autógrafos.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account