IMG_9142Uni-CV formaliza cooperação com Cabo Verde Telecom para promoção do Ensino a Distância.JPG

A Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, e o Presidente do Conselho de Administração Grupo Cabo Verde Telecom, José Luís do Livramento, assinaram um protocolo de cooperação no dia 16 de janeiro, na sala de reuniões da Reitoria.

O objetivo do protocolo é colaborar no sentido de se aproveitar as potencialidades institucionais com vista a desenvolver uma parceria que explore e promova sinergias entre as duas instituições contribuindo para a partilha do conhecimento e o desenvolvimento de Cabo Verde.

A Reitora dissertou sobre a importância do momento para a Uni-CV e sublinhou que o ato é a formalização de uma relação que tem início muito antes da fundação da Universidade. Acredita que o acordo rubricado irá conseguir a consolidação e o reforço dos laços que tem estado a cultivar com a CVT, mas reverte-se de particular importância porque a Uni-CV está a viver o momento de reestruturação global que implica também uma mudança de paradigma de gestão e sobretudo uma mudança de paradigma também nos setores do ensino, da investigação e da extensão universitária.  

A cooperação estabelecida desenvolver-se-á através de ações conjuntas com vista a promover projetos de investigação e desenvolvimento, prestações de serviços e outras ações que as partes entenderem por bem desenvolver, nomeadamente, a participação no desenho e instalação de um “Centro Multimédia do Grupo CVT na Uni-CV” nos principais Campus da Uni-CV nas cidades da Praia e do Mindelo, bem como colaboração com a Uni-CV na promoção do ensino a distância. 

“Este protocolo vai reforçar e aprofundar aquilo que tem sido a nossa cooperação direcionando-se para domínios importantes da atividade de uma universidade, nomeadamente a investigação e o desenvolvimento, o apoio aos estudantes, a criação de condições para que a Uni-CV possa tirar maior partido das tecnologias como é o caso de centros multimídia nos Campus da Praia e do Mindelo”, apontou o Presidente do Conselho de Administração da CVT, defendendo que o conjunto de apoios tecnológicos são fundamentais para o funcionamento do ensino superior numa era digital.

O protocolo de cooperação prevê ainda o apoio da CVT na montagem de uma sala de recursos tecnológicos e pedagógicos adaptada aos estudantes com necessidades educativas especiais e financiamento de um programa de bolsas de estudo do Grupo CVT na Uni-CV a ser dimensionado anualmente, com critérios de acesso e manutenção a serem definidos em regulamento próprio.

O Presidente do Conselho de Administração da CVT avançou ainda, que com a assinatura deste protocolo a CVT, irá dar um impulso importante na expansão do ensino superior em Cabo Verde através da Uni-CV, desta feita através do ensino a distância. “Esse é um aspeto importante porque a era digital, de fato, combina com aquilo que se chama e-learning e cada vez mais as universidades tendem a apresentar uma grande oferta nesse domínio com ganhos para os estudantes, professores e centros de ensino superior em Cabo Verde”, acrescentou. 

A Reitora da Uni-CV explicou que universidade enveredou “por um caminho de modernização que neste momento é irreversível. É um caminho que queremos continuar com vista a acompanhar a transição das sociedades para a era da inteligência artificial e no que diz respeito ao ensino e sobretudo ensino universitário, a formação à distância é sem dúvida uma estratégia incontornável”.

A parceria vai estabelecer-se com o objetivo de promover projetos de investigação e desenvolvimento, prestações de serviços entre outras ações da área educativa.  

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account