A Associação Mais Lusofonia vai apoiar a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) com doações de livros e outros bens e quer incentivar o hábito de leitura entre os estudantes, que considera essencial para o desenvolvimento dos jovens e para o conhecimento da língua portuguesa.

Na Semana de Acolhimento e Integração dos novos estudantes, as duas instituições reuniram-se na passada sexta-feira, 9 de outubro, na sala de reuniões do edifício 2, no campus do Palmarejo Grande, com vista a firmar uma parceria que engloba doações de livros, equipamentos de higiene e vestuário. Durante o encontro, debruçaram-se também sobre a importância da leitura como impulsionadora no processo cognitivo dos estudantes.
O encontro contou com a presença da pró-reitora para os Estudantes, Cultura Académica e Vida Universitária, Elvira Reis, e da leitora brasileira do Instituto Guimarães Rosa na Uni-CV, Karina Gomes. A pró-reitora destacou que a gratuidade fez aumentar o número de alunos e que, por isso, são necessários novos livros e novas técnicas para incentivar o gosto dos estudantes pela leitura.
A presidente da Associação Mais Lusofonia, Sofia Lourenço, defendeu que “contribuir com o desenvolvimento de jovens, contribuir com a melhoria do hábito da leitura, do conhecimento dos povos e, principalmente, da língua portuguesa para eles é uma das bandeiras da Mais Lusofonia”.
A responsável afirmou abraçar a parceria com “a alma e coração”, no sentido de “djunta mon” (juntar esforços) para ir mais adiante. Reforçou ainda o compromisso da associação no que diz respeito a outras necessidades da universidade, nomeadamente equipamentos, vestuário, calçado e alojamento estudantil.
Elvira Reis destacou que a cultura do livro no país ainda é escassa, mas sublinhou que a universidade tem o papel de incentivar e promover boas práticas. Acrescentou que a universidade leciona a disciplina de Didática da Literatura, mas depara-se com desafios como a realidade de “alunos não lerem, não porque não gostam do livro, mas porque não têm livros disponíveis suficientes”.
Karina Gomes defendeu que “todo ser humano uma hora da sua vida por semana pode doar” e acrescentou que “dar é mais do que receber”. A leitora agradeceu à associação pela iniciativa.
