
O Professor Odair Barros-Varela, Investigador e Coordenador Local da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) no projeto “Network on Europe-Africa Relations - Education and Research” (NEAR-ER), financiado pelo ERASMUS-Jean Monnet-2024-NETWORKS, participou no 3º Diálogo NEAR-ER, intitulado “A Agência de África numa Ordem Mundial em Transformação”. A atividade contou também com a participação do Professor Ailton Moreira, investigador do mesmo projeto.
O encontro teve lugar no Institut Barcelona d’Estudis Internacionals (IBEI), em Barcelona, Espanha, entre os dias 27 e 28 de abril de 2026, reunindo académicos de diversos países de África e da Europa num espaço de intercâmbio e colaboração científica dedicado ao aprofundamento das relações birregionais.
Os Diálogos NEAR-ER têm como objetivo promover a cooperação académica e o desenvolvimento de investigação e educação colaborativas entre instituições europeias e africanas. Nesta terceira edição, os debates centraram-se em temas como segurança humana, arquitetura da ajuda, infraestrutura digital e cooperação no ensino superior.
Na qualidade de Coordenador Local do projeto, o Professor Odair Barros-Varela participou como orador no Diálogo 1, subordinado ao tema “De Parcerias a Encontros: Promover intercâmbios Europa-África no Ensino Superior e na Investigação”, tendo sido responsável pela produção e apresentação da nota informativa do painel.