
As candidaturas para o programa EMJM HumanResponse - Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Resposta Humanitária Coordenada, Saúde e Deslocação estão abertas até 9 de janeiro de 2026. Toda a informação oficial sobre o processo de candidatura encontra-se disponível no sítio Web do consórcio, em www.humanresponse.eu
O HumanResponse é um programa multidisciplinar que reúne universidades europeias e africanas com o objetivo de formar uma força de trabalho global resiliente para responder a crises humanitárias cada vez mais complexas, em contextos marcados por conflitos, deslocações forçadas e catástrofes climáticas. O Mestrado procura profissionalizar a ação humanitária, articulando assistência que salva vidas, saúde e deslocação em perspetiva integrada.
Neste enquadramento, o HumanResponse:
- promove uma oferta especializada de formação avançada em contextos humanitários;
- fomenta a colaboração Sul–Norte e a cooperação entre múltiplos intervenientes;
- reforça a liderança localizada em situações de crise;
- articula teoria e prática para lidar com a complexidade organizacional da ação humanitária.
Os parceiros do consórcio trazem uma experiência extensa em projetos financiados pela União Europeia e em atividades em curso com 25 parceiros associados distribuídos pela Europa, África, Médio Oriente, América do Sul e Ásia.
O programa oferece uma formação inovadora, organizada em três períodos letivos de mobilidade e um quarto período dedicado à dissertação:
1.º, 2.º e 3.º semestres:
- Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), Portugal;
- Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Noruega;
- Makerere University (Makerere), Uganda.
Ao longo destes três semestres, os estudantes têm acesso a unidades curriculares em áreas como sociologia, políticas públicas, gestão, saúde, design, desenvolvimento e trabalho social, lecionadas por académicos e profissionais, com forte ênfase na aprendizagem baseada em problemas, em escolas de verão e em estágios.
4.º semestre (dissertação):
Os estudantes realizam trabalho de investigação e recolha de dados em contextos humanitários, junto de 25 instituições parceiras associadas em diferentes regiões do mundo.
Entre os parceiros principais responsáveis por escolas de verão e oferta de locais de investigação para dissertações finais destacam-se:
- Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Cabo Verde;
- Universidade de Santiago, Cabo Verde;
- Universidade Rovuma (URovuma), Moçambique;
- Universidade de Atenas (UAthens), Grécia.
Na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), a coordenação do Mestrado está a cargo do Professor Odair Barros-Varela, sendo a co-coordenação assegurada pela Professora Doutora Elga Carvalho.
Para quaisquer questões relacionadas com o processo de candidatura, os contactos indicados pelo consórcio são:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.