Compromissos anunciados na outorga do Doutor Honoris Causa reforçam a internacionalização, o apoio social aos estudantes e a mobilidade no Campus do Palmarejo Grande.

IMG_1388_d48bb.jpg

A sessão de outorga do Título de Doutor Honoris Causa aos Professores José Secundino Gómez Soliño e Basílio José Valladares Hernández trouxe compromissos imediatos de impacto institucional para a Universidade de Cabo Verde: o financiamento da 1.ª edição do Prémio Internacional da Uni-CV, no valor de 15.000 €, e a doação de dois autocarros para reforço da mobilidade académica no Campus do Palmarejo Grande. O laureado José Secundino Gómez Soliño reiterou, ainda, o apelo à efetivação da Fundação para a Ciência, Inovação e Tecnologia de Cabo Verde e à mobilização da Plataforma Solidária da Uni-CV.

As medidas foram anunciadas pelo Reitor, Prof. Doutor José Arlindo Fernandes Barreto, e resultam de uma articulação direta com parceiros das Ilhas Canárias, conduzida por José Secundino Gómez Soliño e Basílio José Valladares Hernández.

O Prémio Internacional da Uni-CV distinguirá um pensador que se destacou no desenvolvimento do pensamento crítico em África.

Já a doação de dois autocarros responde a uma necessidade concreta da comunidade académica, visando melhorar a mobilidade de e para o Campus do Palmarejo Grande, promovendo inclusão, participação académica plena e redução de barreiras socioeconómicas no acesso ao ensino superior.

Na sua alocução, José Secundino Gómez Soliño defendeu a rápida operacionalização da Fundação para a Ciência, Inovação e Tecnologia de Cabo Verde como mecanismo para captar financiamento nacional e internacional e elevar a competitividade dos investigadores, sublinhando que “o futuro das sociedades insulares reside na ciência, na educação e na colaboração entre instituições”.

 

 

 

 

 

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account