
Teve início hoje, 2 de setembro, na Universidade de Évora, em Portugal, o XXV Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP), que decorre até ao próximo dia 6, com a participação ativa da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).
Criada em 1997, a REALP tem como missão promover a cooperação científica e pedagógica no domínio do ambiente e da sustentabilidade, reunindo atualmente 20 instituições de ensino superior de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Parceira de longa data desta rede, a Uni-CV já acolheu duas edições do encontro em Cabo Verde, consolidando-se como um ator de referência nesta plataforma de partilha e investigação. A edição deste ano, que coincide com o I Encontro Internacional do projeto AMIGO, decorre sob o tema “Pessoas e Natureza: investigação em sustentabilidade”, apresentando um programa diversificado que contempla sessões temáticas, quatro conferências plenárias, três workshops ligados a projetos europeus e nacionais, quatro mesas-redondas sobre ciência e cultura, bem como várias atividades culturais.
A representação da Uni-CV conta com cinco professoras e investigadoras que integram a comissão científica e a comissão organizadora do evento: Maria dos Anjos Lopes (Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT), Sónia Silva Vitória, Vera Alfama e Judite Nascimento, todas da FCT, e Maria de Lourdes Gonçalves, da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais.
O reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, integra a Comissão de Honra do encontro, participou na sessão de abertura realizada na manhã de hoje, 2 de setembro, e estará presente na reunião do Conselho Superior da REALP, que reúne os reitores das instituições membros.
A participação da Uni-CV nesta XXV edição reforça a sua presença e relevância na investigação científica e na cooperação internacional na área da sustentabilidade.
Mais informações em: Realp Amigo 2025
Programação completa em:Programa Geral – Realp Amigo 2025