Capa b7fd7

Arrancou na manhã desta segunda-feira, 28 de julho, no Auditório da Faculdade de Educação e Desporto (FaED), Polo II da Universidade de Cabo Verde, em Mindelo, a segunda etapa do Campos de Matemática Gulbenkian 2025, com a participação de 27 alunos do 11.º ano provenientes das ilhas do Barlavento.

A sessão de abertura contou com a presença de representantes da Uni‑CV, do Ministério da Educação e da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como professores e alunos.

A coordenadora do CdM‑CV e diretora do Laboratório de Matemática da Uni‑CV, Professora Telma Silva, deu as boas-vindas aos estudantes e sublinhou o contributo significativo do Campus na motivação e desenvolvimento dos alunos ao longo das edições anteriores.

O Delegado do Ministério da Educação em São Vicente, Dr. Jorge da Luz, e o Pró-Reitor da Uni‑CV para as áreas de Avaliação, Comunicação e Eficiência, Dr. João Almeida Medina, em sues discursos, destacaram a importância da matemática como um campo essencial do saber, que deve ser cultivado desde cedo, com recurso a abordagens que despertem a curiosidade, o raciocínio lógico e o espírito crítico dos estudantes.

A sessão incluiu ainda testemunhos inspiradores de dois antigos participantes que partilharam como o Campus de Matemática impactou positivamente os seus percursos académicos.

Esta etapa da 4ª edição do Campos decorre até o dia 1 de agosto e integra um programa intenso com palestras, oficinas de programação, robótica, desafios matemáticos, visitas científicas e momentos de convívio académico. O objetivo é não apenas reforçar competências matemáticas, mas também estimular o interesse pela matemática entre os jovens e promover práticas inovadoras de ensino nas escolas secundárias do país.

 

Galeria de fotos

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account