FaED SV 2 9cafc

A Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde (FaED), no Mindelo, esclareceu publicamente, esta quinta-feira, 10 de julho, em conferência de imprensa, a situação crítica que enfrenta devido à ausência de ligação do seu edifício à rede pública de esgoto.

O Vice-Presidente da FaED, Albertino Martins, explicou que desde a construção do edifício, em 2017, a infraestrutura opera com uma ligação provisória ao antigo sistema da unidade conhecida como Cortiço. “Hoje, essa estrutura encontra-se saturada, provocando o retorno de águas negras para a cave, o que tem gerado mau cheiro, proliferação de mosquitos e riscos sérios para a saúde pública”, afirmou.

Segundo Martins, a Universidade tem envidado diversos esforços para resolver o problema, tendo já elaborado propostas técnicas, identificado o ponto de ligação mais próximo da rede pública e manifestado disponibilidade para financiar todas as obras, incluindo a reposição do asfalto. “Trata-se de uma intervenção simples, que exige apenas um rasgo de cerca de quatro metros na via pública mas que continua sem autorização da Câmara Municipal de São Vicente”, sublinhou.

Por sua vez, o Pró-Reitor para Avaliação, Comunicação e Eficiência da Uni-CV, João Almeida Medina, frisou a urgência do problema e a necessidade de uma solução rápida. “Este não é apenas um problema técnico ou administrativo, trata-se de uma questão que impacta diretamente a saúde pública e o bem-estar dos nossos estudantes, funcionários e da comunidade local. É um assunto que deveria ser prioritário para todas as autoridades”.

O Pró-Reitor esclareceu ainda que a universidade contou com o apoio do seu engenheiro responsável pelo Serviço de Património, que elaborou um plano hidrossanitário detalhado para fundamentar tecnicamente o pedido à Câmara Municipal. “Desde a primeira hora todas essas informações foram repassadas à Câmara, mas a autarquia não tem respondido adequadamente. Não bastasse a falta de diálogo, estão a vilipendiar a Universidade, esquecendo que instituições de ensino têm papel fundamental na promoção da saúde pública”, apontou Medina, referindo-se ao artigo 17 da Lei 75/IX, de 2020, que estabelece as responsabilidades municipais na área da saúde.

Ciente da gravidade da situação e da importância de preservar a saúde e o bem-estar da comunidade académica e da população local, a Uni-CV destaca a necessidade de uma comunicação efetiva e da resolução conjunta e célere deste problema junto a Câmara Municipal de São Vicente.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account