A Comissão Eleitoral, responsável pelas eleições dos Presidentes das Unidades Orgânicas na Universidade de Cabo Verde, divulga os cadernos eleitorais provisórios. A Universidade convida os seus membros a verificarem estas listas com atenção e a comunicarem qualquer omissão ou imprecisão diretamente à Comissão Eleitoral até ao dia 13 de março, através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone (+238) 3340236. Este período de revisão é essencial para assegurar a integridade e a justiça do processo eleitoral, permitindo que todas as partes interessadas contribuam para a correção de eventuais erros antes da finalização dos cadernos eleitorais.

Os cadernos eleitorais abrangem a lista de eleitores qualificados, especificamente aqueles que mantêm um contrato válido com a instituição até ao trigésimo dia útil antes da data da eleição. Adicionalmente, para serem incluídos, os eleitores devem possuir capacidade eleitoral ativa, conforme determinado pelas normas e regulamentos aplicáveis. Esta verificação de elegibilidade é efetuada com base em diversos documentos normativos, incluindo a legislação em vigor, os Estatutos da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o Estatuto do Pessoal Docente, o Regulamento das Unidades Orgânicas e o regulamento específico desta eleição.

Pela primeira vez na história da Universidade de Cabo Verde, a eleição do Presidente de cada Unidade Orgânica será realizada através de um processo de sufrágio universal, livre e secreto, conduzido diretamente pelos docentes vinculados à respetiva Unidade. Esta iniciativa visa aumentar a participação ativa dos docentes na administração da universidade, promovendo simultaneamente os valores de transparência, imparcialidade e democracia que orientam a gestão interna. Esta mudança, alinhada ao Programa de Ação do Reitor, é suportada por um novo regulamento eleitoral, desenhado para ser participativo, claro e justo, baseando-se nos princípios estabelecidos pelos Estatutos da Universidade de Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account