Helena_Albuquerque_2024.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), reafirmando o seu compromisso com a inclusão e a atenção especializada aos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE), deu início a um plano de formação contínua para os seus docentes na terça-feira, dia 20 de fevereiro. Este plano, que inclui formações de curta e longa duração, tem como objetivo melhorar a interação e o apoio pedagógico a este grupo de estudantes.

A primeira sessão desta iniciativa, realizada tanto online como presencialmente no Campus do Palmarejo Grande, foi ministrada pela Professora Helena Albuquerque da Universidade de Coimbra. Albuquerque, com um extenso currículo na área da inclusão e cargos de liderança na APPACDM de Coimbra e na Federação Humanitas, focou-se em superar as barreiras comunicacionais, físicas e emocionais enfrentadas pelos estudantes com NEE.

A Presidente do Conselho Pedagógico da Uni-CV, Máxima Moreno, salientou que a formação visa equipar os docentes para uma abordagem mais inclusiva. “Certamente haverá um grande impacto, especialmente nos docentes, permitindo-lhes lidar melhor com os alunos com NEE,” afirmou, sublinhando a mudança esperada na perspetiva dos professores sobre a inclusão.

Com cerca de 20 estudantes com NEE, a Uni-CV está empenhada em atender e apoiar este segmento da comunidade estudantil, reconhecendo a importância de um ambiente educacional inclusivo.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account