image001image002

O Polo II da Universidade de Cabo Verde – Mindelo – recebeu, na semana passada, um encontro transnacional no âmbito do Projeto Cul_Toura Bridges.

O encontro, que decorreu entre os dias 6 e 9 de fevereiro, contou com atividades diversas como discussões em grupo, workshops e visitas de estudo em São Vicente e Santo Antão, identificando práticas e experiências na área de turismo cultural e verde em Cabo Verde. Fizeram parte do encontro, através de um workshop, representantes de um conjunto de organizações cabo-verdianas que trabalham na área de turismo (Instituto do Turismo de Cabo Verde, Volunturismo, SV, Casamarel Hotel, Grupo Partner, Associação Guias do Turismo, OMCV, CNAD, Dada´s Animation, Lda e Dam Mon, Lda), onde os parceiros locais e internacionais tiveram a oportunidade de trocar vivências e práticas de promoção do turismo cultural.

O Projeto Cul_Toura Bridges é financiado pela União Europeia e tem por objetivo melhorar a oferta de formação profissional na área do turismo cultural e verde de forma a aumentar o número de especialistas na área, bem como sua empregabilidade. Prevê, ainda, trabalhar no aperfeiçoamento das instituições de educação profissional principalmente em África, mas também na Europa, de forma a melhorar a sua capacidade de utilização de perfis de qualificação, ferramentas digitais e padrões de qualidade. Para tanto, será criado um currículo educacional conjunto e um curso conjunto sobre turismo verde e cultural entre os países parceiros, oferecendo oportunidades principalmente a jovens desfavorecidos.

Coordenado pela organização Action Synergy (Grécia), além da Universidade de Cabo Verde, o projeto ainda conta com a participação de diversas organizações experientes nas áreas em questão, a saber: Eloris (Grécia), IPC RAS Foundation (Itália), Chamber of Commerce of Seville (Espanha), Women Platform for peace in Casamance (Senegal), Université Assane Seck de Ziguinchor (Senegal), KCEP (Quénia) e Associação Amigos da Natureza (Cabo Verde).

Trata-se de um projeto de extrema importância para Cabo Verde, um país que tem experimentado um rápido desenvolvimento na área do turismo, pois aponta para a necessidade de apostar em formas alternativas das práticas turísticas, como o turismo cultural e verde, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do setor e da sociedade.

A Universidade de Cabo Verde orgulha-se em fazer parte deste projeto, pois reconhece a sua importância para o país e para a área de educação.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account