Docentes Resistance2Docentes Resistance1

Os professores Lourenço Gomes e António Correia e Silva, na qualidade de membros do Projeto RESISTANCE/Uni-CV, foram acolhidos como investigadores deste Projeto, primeiro na Universidade de Cantábria (UNICAN) – Espanha e, em seguida na Universidade de Santiago de Compostela. O referido projeto é financiado pela União Europeia no âmbito do acordo de financiamento Marie Skłodowska-Curie no 778076 (H2020) e tem como foco: Rebelião e Resistência nos Impérios Ibéricos, séculos XVI-XIX.

Os investigadores da Casa cumpriram os seus planos de missão, nos quais se previa, para o dia 10 de outubro, a participação no evento realizado no Edificio Interfacultativo da UNICAN – “II Seminario Internacional Formas y Actores de la Resistencia en el Mundo Atlántico”, dirigido pela Professora, Benita Herreros Cleret de Langavan, investigadora do Grupo Mundus I+D+i - Historias Conectadas en Sociedades Tradicionales - Universidade de Cantábria.

Durante o seminário, o Prof. António Correia e Silva explanou sobre o tema: «Virus, bactérias e parasitas nas estratégias de resistência dos escravos no contexto da sociedade escravocrata cabo-verdiana, nos séculos XVI e XVII» e o Prof. Lourenço Gomes apresentou: «A revolta da Achada Falcão de 1841».

Os dois investigadores da Uni-CV puderam ainda, enquanto docentes, ministrar uma aula no curso de Pós-graduação em “Monarquía y Economía Mundo", no dia 24 de outubro, numa unidade curricular sob a responsabilidade do Professor Tomás Mantecon, da UNICAN, além de investigação em instituições de pesquisa, também planeadas e desenvolvidas, no quadro das respetivas missões.

Foi também incluído nesta deslocação dos dois investigadores da Uni-CV à Europa, a participação num evento científico internacional da Cátedra UNESCO Nº 226 SOBRE MIGRACIÓNS da Universidade de Santiago de Compostela (USC) - XV COLOQUIOS EN COMPOSTELA: FLUXOS MIGRATORIOS ATLÁNTICOS: GALEGOS E CABO-VERDIANOS NA DIÁSPORA (SS. XVIII-XXI)». O mesmo, foi realizado nos dias 30 e 31 de outubro, na faculdade de Geografia e História/USC.

Neste colóquio, no qual o Prof. Lourenço Gomes integrou a respetiva Comissão Científica, o mesmo participou como conferencista abordando o tema: “Memórias da emigração cabo-verdiana para São Tomé e Príncipe (anos 50/60 Sec. XX): um estudo a partir de acervos da Casa da Morna “Sodade” em Praia Branca - São Nicolau”. O Prof. António Correia e Silva apresentou a conferência inaugural do evento, intitulada: “A historicidade da formação da diáspora cabo-verdiana nas Américas”.

Neste ano, a organização do colóquio da Cátedra UNESCO Nº 226/USC sobre migrações, contou com a colaboração dos membros da Cátedra UNESCO de História e Património/Uni-CV. Por isso, prevê-se que, na senda do que tem sido, prossiga como um evento a realizar de dois em dois anos e co-organizado. Espera-se igualmente, que continue a envolver investigadores das duas universidades, tal como se sugeriu num encontro paralelo ao Simpósio 6 do Projeto RESISTANCE, entre dirigentes da Cátedra UNESCO galega e membros da Cátedra UNESCO/Uni-CV.

Destaca-se também que, além dos dois investigadores do Projeto RESISTANCE e da Cátedra UNESCO/Uni-CV, em missão no exterior, tomou parte como oradora presencial, aquela que é também membro da Cátedra UNESCO-Uni-CV, Gertrudes Silva Oliveira. O evento contou ainda com a participação da historiadora cabo-verdiana, Zelinda Cohen, como conferencista e moderadora.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account