LabInASuitcaseLab_in_a_Suitcase

Lab in a Suitcase, ou simplesmente “Laboratório em uma mala”, é um projeto que está a chegar nas escolas do país e visa contribuir para a democratização da ciência, impulsionando a investigação científica e o ensino das ciências de uma forma mais inclusiva e global.

Esta inicativa, desenvolvida pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, em parceria com a Merck Family Foundation e a Câmara Municipal de Oeiras, configura-se num um kit experimental de baixo custo, portátil e de fácil manutenção que permite realizar atividades educacionais e de pesquisa científica de forma mais independente.

O kit é compacto e composto por equipamentos utilizados para a realização de experimentos de biologia celular e molecular, sendo vários desses componentes sob licença aberta Attribution-NonCommercial-ShareAlike CC BY-NC-SA.

O Lab in a Suitcase inclui uma incubadora, um densitômetro, uma lente de aumento, um kit Bento Lab e 4 micropipetas.

 

Lab in a Suitcase e a Universidade de Cabo Verde

Neidy Rodrigues docente investigadora

Neidy Rodrigues, investigadora da Universidade de Cabo Verde, é parceira do projeto e tem sido a ponte entre a Lab in a Suitcase e as escolas. Inicialmente, o foco é a formação dos professores, de modo a que os estudantes cheguem ao ensino superior com alguma bagagem e conhecimentos básicos da ciência e dos equipamentos e materiais utilizados.

“O foco do projeto é empoderar os professores do ensino secundário para que eles possam depois ter não só conteúdos que vão ao encontro do plano curricular de lecionação de cada curso, mas também que sejam lecionados conteúdos que tem importância para o país. Conteúdos como a qualidade da água, qualidade dos alimentos, conteúdos como a incidência e a propagação das doenças. A ciência é o motor de desenvolvimento de qualquer país”, aponta a investigadora.

Para a nossa docente, o projeto Lab Suitcase vem reforçar esta necessidade de termos cultura da ciência.

“A cultura em perguntar, em procurar soluções que adequem ao nosso contexto. A mala é um desafio e os desafios fazem com que o país cresça”, afirma.

Saiba mais informações e acompanhe o andamento do projeto no Youtube.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account