RESISTENCIABANNER.jpg

thumbnail Vers Portuguesa Simpósio VII poster

No quadro do projeto RESISTANCE: Rebelião e Resistência nos Impérios Ibéricos, séculos XVI-XIX (778076-H2020-MSCA-RISE-2017), a Universidade de Cabo Verde, através da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes e do Pólo da Cátedra UNESCO de História e Património, organiza, na cidade da Praia, nos dias 6, 7 e 8 de Junho de 2023, o Simpósio VII intitulado “Resistências Culturais nos impérios ibéricos, 1500-1850”, que decorrerá no campus do Palmarejo Grande.

O Simpósio VII tem como objetivo: analisar as distintas formas de resistência cultural em relação à ordem instituída nos impérios ibéricos, no período que vai de 1500 e 1850, protagonizadas por grupos sociais segregados e subalternos. Pretende-se debater desde as formas de resistência impregnadas no quotidiano que se expressam através do mundo dos objetos (cultura material), passando pelas que se relacionam com as artes, as representações, as línguas, as práticas religiosas, as formas de sociabilidade e as festas.

Serão abordadas os seguintes temas que corresponderão a vários painéis:

- Resistências na cultura material e no quotidiano (casa, alimentação, traje, utensílios, etc)

- Corpo, doença e cura.

- Artes e resistência (literatura, música, artes visuais e performativas).

- Língua (s) e resistência.

- Representações. Qualificar e desqualificar os outros

- Práticas religiosas como resistência cultural

- Rituais, festas e sociabilidades. Re-significações

Português, espanhol e inglês serão as línguas oficiais do evento. De modo a permitir discussões com o envolvimento de todos, espera-se que cada participante tenha uma compreensão mínima das outras línguas, para além da que irá usar na sua comunicação;

Em relação aos custos de viagem e alojamento, não serão cobertos pelas entidades organizadoras. No entanto, a organização do Simpósio pode fornecer informações sobre possibilidades de estadias e para o planeamento das deslocações;

  • As comunicações em inglês, requererão um PowerPoint em português.
  • Submissão de propostas (títulos, resumos e palavra-chave):
  • Prazo de submissão: de 03 de janeiro a 03 fevereiro de 2023;
  • Prazo de reação às propostas submetidas: de 04 a 19 de fevereiro de 2023;

Serão aceites resumos com 1300 a 1500 carateres (sem espaço) e uma nota biográfica com um máximo de 800 (carateres sem espaço), em português, inglês e espanhol; remeter as propostas para o seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Segue abaixo os editais em inglês e espanhol:

Cultural Resistance across the Iberian  Empires 1500 - 1850

Resistencias Culturales en los Imperios Ibéricos 1500 - 1850

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account