FE.JPG

A Universidade de Cabo Verde em parceria com a Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos de Cabo Verde (RNCEPT-CV), e a Education Out Loud, realizou o Fórum Internacional da Educação, sob o tema “Aumentar o Financiamento da Educação é um Investimento com Retorno”, visando analisar e discutir de estratégias para otimizar o financiamento da educação no país.

O Fórum teve como objetivo analisar e discutir de forma produtiva, a otimização do financiamento da educação; recolher subsídios relevantes para o processo da inovação pedagógica e emocional, com apoios da sociedade civil; recolha de contribuições para a atualização e inovação das políticas educativas vigentes para futuras discussões com a tutela e construção de plano de ação de advocacia.

Na sessão de boas-vindas, o Coordenador da RNCEPT, Abraão Borges, enfatizou o lema "Financiamento na Educação: um investimento com retorno", visando interpelar todos os setores da sociedade a refletirem sobre os desafios conjunturais que as últimas décadas vêm colocando ao setor da educação, com enfoque no financiamento da Educação e o conceito transversal que engloba vários outros temas tratados no Fórum.

A Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Fátima Fernandes, expressou a sua esperança de que os resultados do fórum sejam alcançados e que as recomendações e soluções propostas sejam efetivadas. A mesma procurou justificar a pertinência e a oportunidade de se analisar o reforço do financiamento no Ensino Superior revendo os atuais modelos e instrumentos nesta matéria.

O fórum contou com as intervenções do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, e do Ministro da Educação, Amadeu Cruz, no painel dedicado à Construção da Equidade Educacional, que abordou temas como a ampliação da oferta educacional, a melhoria da qualidade do ensino e a promoção da inclusão.

Além desse painel, durante o evento, foram discutidos outros temas relevantes, como o percurso de Cabo Verde para alcançar as metas do ODS 4 - Educação de Qualidade até 2030, a universalização do direito à educação inclusiva de qualidade e a importância da inclusão para uma educação de qualidade.

Diante dos desafios enfrentados no contexto atual, com a resiliência da economia e áreas complementares, como a educação, o fórum promoveu uma importante discussão na comunidade educativa sobre as problemáticas e soluções relacionadas à educação e otimização do financiamento do setor.

Espera-se que as discussões e recomendações resultantes do Fórum Internacional da Educação contribuam para impulsionar melhorias significativas no sistema educacional de Cabo Verde, garantindo uma educação de qualidade para todos os cidadãos.

Contando com a presença de Delegados da Educação de todas as ilhas e de especialistas de destaque, nacionais e internacionais, os dois dias de trabalho mostraram-se produtivos para a análise das questões importantes, resultando em recomendações que destacam a necessidade de investimento na flexibilidade curricular, na continuidade de estudos sobre o impacto positivo e na diferenciação curricular, colocando cada aluno no centro da aprendizagem. Essas medidas visam promover um sistema educativo inclusivo e com resultados positivos em todos os setores, a médio e longo prazo.

O Fórum foi encerrado pela Pró-Reitora para Política Estudantil, Social e Extensão, Professora Doutora Fátima Fernandes, pelo Presidente da Rede Nacional Campanha Educação para Todos, Dr. Marciano Monteiro, e pelo Diretor Nacional de Educação, Dr. Adriano Moreno.

 

Galeria de fotografia

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account