UNIDO

No âmbito do projeto Nexo Energia-Água, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) quer promover em parceria com a Uni-CV, o uso de energias renováveis para produção de água, tanto na parte de dessalinização, bombagem e tratamento de água residual.

Segundo a Coordenadora do Programa de Energia Sustentável em Cabo Verde, Ana Monteiro, a missão é desenvolver a plataforma, Nexo Energia e Água, para dar segmento ao diálogo das barreiras e desafios, criando condições para promover o uso de energias renováveis para produção de água.  

“Essa plataforma foi desenhada já no documento do projeto, como uma espécie de comité com todos os representantes do setor que reuniriam pelo menos uma vez por ano, num fórum para divulgar informações, apresentar resultados, delegar tarefas e discutir os desafios, barreiras e integração de género” acrescentou Ana Monteiro. 

Segundo o Reitor Arlindo Barreto, a Universidade está totalmente aberta para as questões relacionadas com a utilização da água e agricultura, implicando um importante desempenho nesse sentido. 

Uma das componentes do projeto, segundo apontou a coordenadora, é a criação de uma política e quadro institucional favorável à promoção do Nexo Energia-Água, com o governo através do Ministério da Indústria, Comércio e Energia.

No encontro esteve presente também o Diretor de Desenvolvimento Industrial da Organização das Nações Unidas (UNIDO/ONUDI), Jossy Thomas, em missão a Cabo Verde entre 15 e 18 de março, para a participação em vários eventos e reuniões com parceiros da UNIDO/ONUDI.

É de realçar que o encontro também serviu para discutir a já estabelecida colaboração entre ambas as partes, no projeto relacionado com a mobilidade elétrica na pesca artesanal.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account