IMG 0279

O aniversário de 16 anos da Universidade de Cabo Verde, ficou marcado por discursos dos representantes dos estudantes, docentes e funcionários, que demandaram por melhores condições de acesso e trabalho no estabelecimento de ensino.

O primeiro a discursar foi o Vice-presidente da Associação Académica dos Estudantes (ACAD), Mário Fortes, que expressou que a Universidade é composta por pessoas que abraçaram o sonho e construíram um conjunto de “memórias coletivas” dentro deste espaço.

Em nome dos universitários, Mário Fortes, pediu a atenção do Governo para o sistema de financiamento do ensino superior, para que consequentemente seja mais sustentável e condicione os estudantes a concluírem os seus estudos.

O representante do pessoal não docente, Fernando Baldé mostrou o seu apreço pelo trabalho que tem sido feito pela antiga e nova equipa reitoral e pelos Recursos Humanos, no entanto, instou ambas as equipas a recrutar mais funcionários, pois o número é insuficiente para dar resposta às necessidades diárias da comunidade académica.

Fernando Baldé também ressalvou a importância da capacitação e valorização do pessoal não docente, sustentando que “o que diferencia o trabalho das instituições no hoje é o contributo dos colaboradores".

“A missão que nos foi atribuída é maior, o maior papel que um país pode dar a uma instituição, uma instituição acima do Estado”, afirmou o representante dos docentes Arnaldo Brito, adiantando que o valor das universidades aumenta a medida que a informação torna-se mais importante.

Sustentou ainda que o fator-chave para a qualidade de uma instituição de ensino é o professor, e que esta classe quer participar mais ativamente nos projetos que envolvem o país. Enumerou países como Maurícia, a Finlândia, a Coreia do Sul e Seicheles, como exemplos de lugares que reconheceram o papel do professor e hoje colhem os resultados dessa valorização.

Arnaldo Brito mencionou que os 3 polos de universidade albergam apenas um terço da sua capacidade e que são números que precisam melhorar. Uma medida, que na opinião dos representante dos docentes, passa por diminuir a propina mensal de 9 para 6 mil escudos.

Este concluiu afirmando que está esperançoso com a realização da assinatura do contrato programa com o Governo, ansiando que os problemas de reclassificação do pessoal docente seja resolvido em 2023.

O evento foi assinalado com um momento de declamação de poesia, espaço musical e homenagens aos professores, que tem contribuído para a afirmação da universidade enquanto centro de investigação.

Criada em 21 de novembro de 2006, a Universidade de Cabo Verde é a única instituição pública do país. A Uni-CV alberga mais de 4 mil estudantes nos seus 3 polos, localizados na Praia, São Vicente e Santa Cruz.

 

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account