capa

O Instituto Confúcio realizou, no dia seis de setembro, um encontro entre os alunos e astronautas chineses que estão em uma missão de três meses na estação espacial de Tiangong, o evento também contou a presença de 40 representantes dos países africanos.

O evento é fruto da cooperação estabelecida entre a China e África que está focada em ajudar o continente a mitigar os efeitos das mudanças climáticas, transmitir conhecimentos em termos de espaço de maneira que até 2063 existam mais jovens africanos a frequentarem as estações espaciais.

Os três astronautas que estão na estação espacial contaram um pouco do seu dia-a-dia, partilhando curiosidades de que é possível ver o nascer e pôr do sol diversas vezes.

Antes do início do diálogo os estudantes que estavam presentes no evento responderam a algumas perguntas sobre a história espacial da China, que tinham aprendido durante a primeira seção do evento que teve como tema “quanto você sabe sobre os voos espaciais da China” que aconteceu no dia três de setembro.

O diálogo espacial faz parte da segunda parte do evento “Tiangong Comunication”, em que os representantes africanos fizeram questões relacionadas as rotinas diárias dos astronautas e puderam ser respondidos em tempo real.

O Embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie considerou o evento como “uma experiência inesquecível para os alunos conhecerem o espaço”, agradecendo a todos que tornaram possível este dia.

Por outro lado, a diretora de serviço de Desenvolvimento Curricular, Formação de professores e Educação a Distância, Rosa Silva classificou o evento como um “sonho extraordinário”. Acrescentou ainda que o novo ano letivo que iniciará em setembro terá pela primeira vez o ensino do mandarim em todas as escolas do país, dando assim a chance dos estudantes cabo-verdianos conhecerem a cultura e a língua chinesa.

A China é o terceiro país na história a colocar os astronautas no espaço, o país ambiciona colocar até 2030 astronautas na Lua, e até 2035 desenvolver foguetes transportadores reutilizáveis.

 

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account