IMG 0011

A Uni-CV realizou a abertura oficial do curso de Pós-Graduação em Segurança Informática (PSI), no dia 01 de setembro, que contou com a presença dos alunos inscritos, parte da equipa reitoral e parceiros do curso.

O professor da Faculdade de Ciências e Tecnologias e também Diretor do curso, Celestino Lopes de Barros nomeou alguns dos objetivos do curso, nomeadamente o de proporcionar informação em segurança informática e especializar formandos de modo que adquiram conhecimentos em áreas relacionados com o tema do curso.

O curso será ministrado presencialmente e online por oito meses, com recurso ao portal académico, moodle, facebook, whatsapp e email institucional.

O Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto afirmou que “o digital se estende, atualmente, a quase todos os setores de atividade", salientando que o digital tanto pode servir como uma verdadeira alavanca para a inovação ou uma ameaça à privacidade quando usada de forma indevida.

“A segurança informática é uma tarefa que não resulta com iniciativas individuais. A cooperação entre países, regiões e instituições é fundamental.”, destacou o reitor, adiantando que o Governo cabo-verdiano já manifestou o seu desejo de garantir capacidade interna tanto a nível dos equipamentos e recursos humanos e de assegurar a Cibersegurança.

O reitor reiterou que com a abertura deste curso a univerdade pública mostra a sua clara determinação em "cumprir a sua missão de estar a serviço do país e dos cidadãos, com a diversificação, atualização e adequação das ofertas formativas".

No evento estiveram presentes também o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, João Calvão da Silva e a Diretora do Programa Gulbenkian, Maria Hermínia Cabral, cofinanciadora do curso, e ambos manifestaram a alegria de participar da realização do curso, enumerando os múltiplos benefícios que esta oferta formativa trará para os seus formandos.

Depois de todas as intervenções foi realizada uma aula inaugural com o tema “Segurança da Informação nas organizações” pelo professor Bruno Sousa onde foram abordados temas como a importância de conhecer as ameaças na internet, investir e sensibilizar as pessoas acerca da Cibersegurança.

A Pós-Graduação em Segurança InformáticaI é desenvolvida em parceria com o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e é cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. A mesma procura dar resposta à procura de profissionais na área de Cibersegurança, capacitando os seus formandos em setores como as TIC, Telecomunicações, Consultoria, Banca e Serviços. 

 

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account