Presidente_CV.jpg

Nesta segunda-feira, 25 de abril, a Universidade de Cabo Verde recebeu a visita do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, que pretende promover uma Magistratura de Influência, baseada no diálogo e na concertação. O Presidente foi recebido pelo Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, acompanhado dos membros da equipa Reitoral e das comissões executivas.

Reunidos no edifício 2, sala 101, do Campus do Palmarejo Grande, José Maria Neves afirmou que a Universidade de Cabo Verde é a maior instituição de ensino superior do País. A Universidade é um pilar fundamental desta República, portanto a República só terá significado e só triunfará se a Universidade de Cabo Verde tiver um desempenho à altura dos desafios de Cabo Verde, neste século XXI, conforme avança o Presidente da República de Cabo Verde. 

Na sua primeira visita após a eleição do novo Reitor, o Presidente disse que a sociedade cabo-verdiana espera muito desta equipa e espera muito da Universidade de Cabo Verde: “Na verdade, Cabo Verde dependerá muito do que a Universidade de Cabo Verde fizer nos próximos anos”, frisou, reforçando que a educação, particularmente o ensino superior, é uma das molas propulsoras do processo global de transformação do nosso país: “Há países cujo desenvolvimento depende essencialmente da vitalidade das suas universidades, do rigor, do campo intelectual”, lembrou José Maria Neves, acrescentando que, em Cabo Verde, o espaço que cria está essencialmente na academia. O futuro de Cabo Verde dependerá muito da vitalidade, do rigor das nossas universidades e do nosso campo intelectual, cuja nervura central é a universidade.

O Reitor disse que espera contar com a disponibilidade da Presidência da República para, quando for necessário, apoiar nos desafios que a Universidade de Cabo Verde tem pela frente. “Estamos conscientes que se espera muito da Universidade de Cabo Verde. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para podermos dar esta resposta. Em conjugação, já iniciamos um diálogo com o Governo, vamos trabalhar e fazer de tudo para responder aos desafios que são enormes”.

Após a intervenção do Reitor, os membros da equipa reitoral e das comissões executivas presentes no encontro apresentaram as suas respetivas áreas de atuação, bem como os desafios que têm pela frente: no ensino, na investigação, na extensão, na internacionalização, na comunicação, inovação tecnológica, entre outros. 

“A Universidade de Cabo Verde tem uma enorme responsabilidade e a aposta deve ser essencialmente na qualidade e na excelência. Para aquilo que conheço da universidade enquanto membro da casa, acho que ela tem enormes potencialidades, pode dar muito a Cabo Verde e espero poder ver a Universidade de Cabo Verde a dar esse contributo para o futuro e para o desenvolvimento de Cabo Verde”, afirmou José Maria Neves.

Acompanhado da Dr.ª Luzia Oliveira, Assessora especial para o Ensino Superior, Ciências e Mudanças Climáticas, o Presidente disse que a transição digital, a transição energética, as mudanças climáticas e a língua cabo-verdiana são questões das quais a universidade deve ser o Pivô. “Nós temos aqui a possibilidade de a transição energética trazer os melhores do mundo e formar gente para Cabo Verde, para a CEDEAO. No domínio da transição digital e no domínio das mudanças climáticas, há enormes potencialidades relativamente à Escola de Ciências Agrárias e Ambientais”, sublinhou José Maria Neves.

Por fim, o Presidente disse que deposita uma enorme esperança na Universidade de Cabo Verde, uma enorme esperança na nova equipa reitoral, e deseja que ela consiga efetivamente cumprir os desideratos para os quais ela foi eleita, pois que "Cabo Verde conta muito convosco". 

Após a reunião com a equipa reitoral, o Presidente da República e sua comitiva, o Reitor e os membros da equipa reitoral, assim como as comissões executivas e dirigentes visitaram o novo Campus da Uni-CV, passando pela Mediateca, residências, laboratórios e a Casa da Ciência.

Galeria de Fotografias 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account