Campanhade-plantacao.jpg

No âmbito do Programa “Universidade Amiga do Ambiente”, a Universidade de Cabo Verde realizou no passado sábado 05 de junho, uma campanha de plantação de árvores no Novo Campus Universitário, sob o lema: Uma árvore, uma vida, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente. 

A Campanha teve como objetivo criar, numa primeira fase, um perímetro verde com vista a reverdecer o espaço e transformar a imagem paisagística da Universidade e do local envolvente, tornando-os em lugares ambientalmente protegidos, atrativos e de conservação ambiental; ao mesmo tempo, criar um cinturão protetor ecológico que garanta a proteção em relação à expansão de bairros informais na sua proximidade e minimizar o ruído crescente na rodovia próxima. Outro objetivo pretendido é a criação de um jardim botânico - que funcione como um laboratório natural que integre as espécies endémicas nacionais, adaptáveis ao andar árido da ilha de Santiago, com o propósito de preservar o património biológico do país, e ser um espaço privilegiado para as práticas pedagógicas e de investigação.

Com colaboração de parceiros, a Universidade de Cabo Verde aposta na promoção de espaços verdes e numa universidade mais amiga do ambiente. “Nós estamos também a desenhar parcerias, algumas já assinadas, que nos permitirão ter aqui no Novo Campus todas as atividades que levarão à proteção, à salvaguarda e à boa manutenção e conservação desses espaços. O espaço exterior é o que nos vai constituir o maior desafio, sem dúvida, por causa da questão da água”, afirma a Reitora, Judite Medina do Nascimento.

A Universidade de Cabo Verde vem apostando em formações, que estão a ser dadas por técnicos ligados à empresa construtora do Novo Campus, no que diz respeito, não só à manutenção dos equipamentos e das estruturas, como também na área da gestão. 

A Campanha contou com o financiamento de vários parceiros tais como: Organização da Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Ministério da Agricultura e Ambiente, União Europeia, Câmara Municipal da Praia, INIDA e Ministério da Educação.  

A Universidade já tem agendada uma nova Campanha de plantação de árvores, para o próximo dia 17 de junho.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account