GeogebraO segundo momento de formação do projeto de reforço de professores de matemática em países de língua oficial portuguesa numa lógica Steam & GeoGebra iniciou na quinta-feira, 29 de outubro, no Campus de Palmarejo da Uni-CV e na plataforma Teams. Estes dois dias de formação são organizados na sequência do primeiro momento deste projeto, realizado no dia 10 de setembro, e enquadram-se no Programa de Formação de formadores em Cabo Verde.

 

Este evento está aberto ao público e tem por objetivo principal a capacitação dos professores de matemática do ensino básico, secundário e universitário dos países de língua oficial portuguesa, para a preparação e facilitação do ensino da matemática em formato virtual, nomeadamente através da plataforma GeoGebra. 

No seu discurso de abertura, a Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, realçou que este projeto se enquadra plenamente nos objetivos do plano estratégico da Uni-CV, em particular no que diz respeito a “desenvolver estratégias inovadoras para o ensino da matemática através das novas tecnologias”. Afirmou também que é um projeto fundamental para a instituição “neste momento de transição para um ensino híbrido em tempos de pandemia”, e que tudo será feito “para continuar a garantir impacto, não só na Uni-CV, mas também no ensino em Cabo Verde e em outros países de língua oficial portuguesa”.

Agradeceu também ao Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde e ao Instituto GeoGebra Portugal pela organização, à Fundação Calouste Gulbenkian pelo financiamento, e a todos os parceiros que participaram da realização bem-sucedida do evento.

A Diretora do Instituto GeoGebra e co-formadora nesta formação, Astrigilda Silveira, indicou que foram convidados também os estudantes de 4º ano do curso de Matemática da Uni-CV, para prepararem da melhor forma possível os seus estágios profissionais e as suas entradas no ensino.

Os dois dias de formação estão estruturados por webinars, discussões e sessões de perguntas e respostas, sob a direção de Astrigilda Silveira, do Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde, e o José Manuel dos Santos, do Instituto GeoGebra Portugal. A intenção é propor uma visão integradora da aprendizagem e uma reconfiguração do papel do professor como moderador e facilitador.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account