405747515_845962484198669_1644421600895514751_n.jpg

No dia 23 de novembro, teve lugar na Universidade de Cabo Verde a Comemoração do dia internacional do Professor de Francês. O evento reuniu professores de francês, financiadores (OIF e Embaixada de França em Cabo Verde) e autoridades académicas e governamentais para refletir sobre o tema da 5ª edição: ter orgulho de ensinar o francês.

A abertura do evento foi marcada por uma receção aos convidados ilustres, nomeadamente a Representante Regional da Organização Internacional da Francofonia (OIF), a Embaixadora de França em Cabo-Verde, a Ministra plenipotência na Direção de Política Externa de Cabo Verde e o Magnífico Reitor da Universidade de Cabo Verde.

Durante a cerimónia solene que marca a abertura as atividades comemorativas, O Presidente da Aprof sublinho o papel do professor de francês na construção dos homens capazes de enfrentar desafio do desenvolvimento económico e social de Cabo Verde. O Reitor da Uni-CV, o prof. Doutor José Arlindo Barreto enalteceu o facto de que o professor, além de ensinar matérias, transmite o que é sem se dar conta. No seu discurso, a Embaixadora de França enfatizou os valores universais que a língua francesa promove. Ela fez referência a alguns professores que perderam a vida na tentativa de transmitir estes valores, nomeadamente a paz, a tolerância e o respeito das diferenças. A representante da OIF destacou o papel da língua francesa no seu percurso profissional, antes professor e hoje diplomata. A Ministra sublinhou o papel facilitador da diplomacia cabo-verdiana na procura das parcerias bilaterais e multilaterais.

De seguida, os professores tomaram a palavra, numa conversa aberta onde se cruzou varias experiências profissionais e pessoais. Foi um momento de convívio e de partilha entre várias gerações de professores de francês. O Encerramento, foi marcado pela entregue de material áudio a algumas escolas e de certificado de participação. 

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account