Comemoracao_dia_Internacional_frances.jpg

No dia 23 de novembro, teve lugar na Universidade de Cabo Verde a Comemoração do dia internacional do Professor de Francês. O evento reuniu professores de francês, financiadores (OIF e Embaixada de França em Cabo Verde) e autoridades académicas e governamentais para refletir sobre o tema da 5ª edição: ter orgulho de ensinar o francês.

A abertura do evento foi marcada por uma receção aos convidados ilustres, nomeadamente a Representante Regional da Organização Internacional da Francofonia (OIF), a Embaixadora de França em Cabo-Verde, a Ministra plenipotência na Direção de Política Externa de Cabo Verde e o Magnífico Reitor da Universidade de Cabo Verde.

Durante a cerimónia solene que marca a abertura as atividades comemorativas, O Presidente da Aprof sublinho o papel do professor de francês na construção dos homens capazes de enfrentar desafio do desenvolvimento económico e social de Cabo Verde. O Reitor da Uni-CV, o prof. Doutor José Arlindo Barreto enalteceu o facto de que o professor, além de ensinar matérias, transmite o que é sem se dar conta. No seu discurso, a Embaixadora de França enfatizou os valores universais que a língua francesa promove. Ela fez referência a alguns professores que perderam a vida na tentativa de transmitir estes valores, nomeadamente a paz, a tolerância e o respeito das diferenças. A representante da OIF destacou o papel da língua francesa no seu percurso profissional, antes professor e hoje diplomata. A Ministra sublinhou o papel facilitador da diplomacia cabo-verdiana na procura das parcerias bilaterais e multilaterais.

De seguida, os professores tomaram a palavra, numa conversa aberta onde se cruzou varias experiências profissionais e pessoais. Foi um momento de convívio e de partilha entre várias gerações de professores de francês. O Encerramento, foi marcado pela entregue de material áudio a algumas escolas e de certificado de participação. 

Galeria de Fotografias

IMG_0372.JPG

O Instituto da Língua Francesa (ILF) da Universidade de Cabo Verde realizou hoje a cerimónia de encerramento do mês da Francofonia com diversas atividades divertidas e educativas realizadas por escolas primárias e secundárias, que surpreenderam a plateia.

O evento visou encerrar este mês especial da Francofonia com várias atividades, de entre eles destaca-se a entrega dos diplomas do DELF, a entrega de certificados aos funcionários da UNICV, a sessão de poesias, danças, música, desfiles pelos estudantes do secundário e a projeção dos sketches promovidos pelos alunos das escolas de São Francisco, Salineiro e da Coordenação Concelhia da Praia. 

A cerimónia contou com discursos importantes da Embaixadora da França em Cabo Verde, Catherine Mancip, e do Reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto, que destacaram a importância de celebrar a Francofonia e ressaltaram a língua francesa como meio de comunicação internacional e cultural.

Além disso, estiveram presentes no evento a Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, o Diretor do ILF, Abderahim Dia, professores e alunos do ensino básico e secundário de agrupamentos do Tarrafal, Santa Cruz, São Miguel e Praia. Também marcaram presença os estudantes de francês das Forças Armadas de Cabo Verde e demais convidados.

O "Mês da Francofonia" é uma celebração anual realizada durante o mês de março para promover a língua francesa e a diversidade cultural dos países que compõem a comunidade francófona.

Durante esse período, são realizados eventos, atividades e iniciativas em todo o mundo para celebrar a Francofonia e destacar a importância da língua francesa como meio de comunicação internacional e cultural.

 

Galeria de fotografia

 

capa 3

A Universidade de Cabo Verde acolheu a primeira conferência dos professores de francês de Cabo Verde, durante os dias 1 a 3 de dezembro, subordinada ao tema “Os novos desafios e ganhos do ensino/aprendizagem da língua francesa em Cabo Verde e os seus impactos no desenvolvimento do arquipélago”.

A Pró-Reitora para Política Estudantil e Extensão Universitária, Fátima Fernandes, salientou que “um professor nunca para de aprender” e que sempre incorpora a qualidade e a inovação no seu modo de ensino.

Sublinhou que a iniciativa de fazer a conferência permitirá aos participantes analisarem, discutirem e partilharem considerações sobre as práticas de ensino e, consequentemente, melhorar o sistema educativo cabo-verdiano, afirmando ainda que a língua francesa é importante porque ajuda na integração dos estrangeiros no país e a boa comunicação dos cabo-verdianos nos outros países.

A Embaixadora da França em Cabo Verde, Catherine Mancip começou por felicitar a Associação dos Professores de Francês de Cabo Verde (APROF-CV) por completar 25 anos de existência, em que consolidaram o seu papel enquanto interlocutores e promotores da língua e cultura francesa em Cabo Verde. Avançou que hoje em dia o desafio é continuar a desenvolver este papel ao redor das ilhas do país, e que a presente conferência irá trazer uma nova reflexão sobre o trabalho deste profissional nas escolas.

O presidente da APROF-CV, Paul Mendes afirmou que em muito dos casos os professores se acostumam com a monotonia do dia a dia, já conhecendo os conteúdos que lecionarão desde o início ao fim do ano.

Ressalvou a ideia dos professores investirem em melhorar as suas capacidades linguísticas e profissionais, e uma solução indicada foi a adesão a formação e a comunicação com franceses na internet para perceber as mudanças que esta língua sofre com o passar dos anos, lamentando o pouco número de professores desse idioma nas escolas, mas sublinhou a importância de desenvolver e fortalecer a língua nas crianças, adolescentes e universitários.

Além deste tema, a conferência debaterá temas como: o tratamento da componente comunicativa no processo de ensino/aprendizagem da língua francesa em Cabo Verde; as especificidades pedagógicas do ensino/aprendizagem da língua francesa nas escolas primárias cabo-verdianas; os materiais didático-pedagógicos utilizados para o ensino do francês em Cabo Verde: aspetos positivos, negativos e perspetivas; os programas de ensino /aprendizagem da língua francesa em Cabo Verde: pertinência dos conteúdos e adequação das transições de um nível de ensino ao outro; e a utilidade do ensino / aprendizagem da língua francesa para Cabo Verde.

Este evento contou com a organização do APROF-CV, em parceria com a Embaixada da França em Cabo Verde, da Organização Internacional da Francofonia e do Ministério da Educação.

 

Galeria de fotografias

IMG 8665 2

A Universidade de Cabo Verde recebeu no dia 10 de fevereiro a visita da Embaixadora da França em Cabo Verde, Catherine Mancip, para reforçar a cooperação com a França na área do ensino.

O encontro realizado no Conselho da Universidade, visou discutir a cooperação entre ambas as entidades, abordando a possibilidades de reforçar a parceria para a criação do laboratório de Língua Francesa, financiamento na área da tecnologia, a mobilização dos estudantes e reforçar a formação dos professores de língua francesa.

Proferindo o seu discurso, o Reitor Arlindo Barreto enalteceu o reforço da cooperação com a França, com a visibilidade de priorizar o trabalho da internacionalização e todas as ações que de certa forma sejam importantes para a Uni-CV.

“Nós não queremos deixar a cooperação francesa de lado porque é verdadeiramente uma instituição que nos aprecia, sobretudo nas atividades e trabalhos que fizemos antes, e hoje estamos cá para vos dizer que queremos reforçar esta cooperação”, adiantou o Reitor.

Por seu lado, a Embaixadora da França em Cabo Verde, Catherine Mancip, considerou ser “extremamente importante a relação de aproximidade entre as universidades”, tendo parcerias com centros de línguas e universidades em França que possam receber estudantes da Uni-CV para estágios.

Depois do encontro com a Equipa Reitoral no Conselho da Universidade (CONSU), a Embaixadora foi encaminhada para uma visita às diferentes instalações da Universidade.

IMG 0059O Instituto de Língua Francesa (ILF) da Universidade de Cabo Verde organizou na sexta-feira, dia 16 de abril, uma cerimónia para comemorar o encerramento do mês da Francofonia, no auditório da Reitoria, no Plateau. O evento visava encerrar este mês especial celebrando mais uma vez a língua francesa e premiar os vencedores do concurso de sketches organizado pelo ILF nesta mesma ocasião.

Estiveram presentes a Sua Excelência o Embaixador de França, Olivier Serot Almeras, a Magnífica Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, o Diretor do ILF, Abderahim Dia, a Pró-reitora para Extensão Universitária, Maria Lourdes Gonçalves, e a Presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, Elvira Reis. O evento contou também com a presença de representantes da APROF (a associação cabo-verdiana dos professores de francês), de professores e alunos do ensino básico e secundário, de estudantes de francês das Forças Armadas de Cabo Verde, e demais convidados. 

Após a receção dos convidados e do público, o evento, conduzido pelo Diretor do ILF, começou com a interpretação do poema Les morts ne sont pas morts, do autor senegalês Birago Diop. Seguiram os discursos da Magnífica Reitora da Uni-CV e da Sua Excelência o Embaixador de França. Após a interpretação de mais um poem(Mon pays est une musique, do autor cabo-verdiano Mário Fonseca), os vídeos dos sketches do concurso foram projetados no auditório e os alunos das escolas Pedro Gomes, Constantino Semedo, Abílio Duarte e Regina Silva receberam os seus prémios. Foram entregues também os diplomas oficiais de DELF para vários alunos das Forças Armadas. O evento terminou com a interpretação de mais poemas e com um sketch em francês interpretado por dois estudantes da Uni-CV.

IMG_3270Instituto_de_Língua_Francesa_organiza_cerimónia_de_encerramento_de_mês_da_Francofonia.jpgDurante o seu discurso, a Magnifica Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, realçou a importância do francês em todos os níveis de ensino e de formação em Cabo Verde, e insistiu sobre o grande papel que a língua francesa teve e continua a ter no desenvolvimento do país. Disse ainda que num país como Cabo Verde, onde maioria das pessoas “querem sair para poder voltar, é muito importante poder ultrapassar horizontes através do francês”. Lembrou também que a língua francesa está intimamente ligada à estratégia de internacionalização da instituição e que neste sentido, a parceria com a Embaixada de França tem sido essencial e frutífera, em particular para ter o orgulho de dizer qu“os nossos professores de francês foram formados desde a raiz por esta instituição”. Agradeceu assim a colaboração da Embaixada, bem como a participação de todos no evento.


IMG_3283Instituto_de_Língua_Francesa_organiza_cerimónia_de_encerramento_de_mês_da_Francofonia.jpg

Por sua vez, o Embaixador de França em Cabo Verde, Olivier Serot Almeras, regozijou-se da vitalidade da língua francesa em Cabo Verde, e da vontade dos Cabo-verdianos de aprender e praticar o francês. Realçou que daqui a algumas décadas, 90% dos francófonos no mundo serão africanos, e que, portanto, o desafio da educação e da formação é fundamental em Cabo Verde, para a capacitação pessoal e a integração regional em África. Desta forma, insistiu particularmente sobre a importância dos professores, que são os verdadeiros transmissores da riqueza da língua francesa, e dos alunos, que devem continuar a aprender o francês para se enriquecerem e se tornarem mais bem preparados para uma vida realizada e aberta ao mundo.

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account