A Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, destacou o papel das mulheres na sociedade, durante uma mesa redonda online intitulada “O Papel da mulher na sociedade. Onde estamos e onde queremos chegar?”, realizada pela Universidade de Brasília, na terça-feira 22 de setembro.

Judite Medina do Nascimento debruçou-se sobre o papel das mulheres na liderança, no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na mulher africana, apontando os grandes desafios que a mulher líder precisa vencer na liderança. 

Para a Reitora da Uni-CV, o primeiro desafio da mulher líder é assumir e depois conquistar a liderança. Para isso, é “fundamental compreender as expetativas de todos os seus colaboradores; para esse motivo, ela terá de ser muito assertiva, determinada e profissional, para não perder a essência da nossa feminidade, a empatia e a sensibilidade natural inerente à nossa condição feminina”.  

“É necessário que a mulher utilize a sua liderança para transformar as mentalidades e para promover a verdadeira justiça de género. É necessário que trate todos os colaboradores com equidade, valorizando sobretudo o mérito”, afirmou.

Marcar a diferença e definir o seu próprio estilo de liderança e manter firme na sua implementação; contornar as estratégias machistas de desvalorização da liderança feminina, promovendo equilíbrio de género na equipa; conseguir o equilíbrio entre os seus diversos papeis na sociedade; desmistificar rótulos e afirmar-se como líderes femininas; e conquistar o respeito e a confiança de líderes homens pelo seu mérito, são os outros objetivos apontados pela reitora da Uni-CV.

Durante a sua explanação, exemplificou os governos que apostaram maioritariamente em mulheres que tiveram sucessos. O elenco governamental de Cabo Verde de 2011 a 2016, o elenco governamental de Portugal, o elenco governamental espanhol de Pedro Sanchez, o elenco governamental espanhol de Zapatero, são alguns dos exemplos apontados pela Reitora da Uni-CV.

Esta mesa redonda ocorre no âmbito da Semana Universitária (Semuni) que começou no dia 21 de setembro, numa forma muito diferente do habitual. Participaram na mesa a Reitora da UnB, Marcia Abrahão, a professora Maria Manuela Morais, da Universidade de Évora e a professora Suely Chacon, da Universidade Federal do Ceará.

EF0BB3D2

Reitora da Uni-CV participa na Mesa "O papel da mulher na sociedade. Onde estamos e onde queremos chegar?"

A convite da Universidade de Brasília (Brasil), a Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, participa na Mesa redonda online intitulada “O Papel da mulher na sociedade. Onde estamos e onde queremos chegar?", nesta terça-feira, às 16 horas de Cabo Verde. Esta mesa redonda ocorre no âmbito da Semana Universitária (Semuni) que começou no dia 21 de setembro, numa forma muito diferente do habitual. O que normalmente é um momento de encontros presenciais entre professores, servidores, alunos e comunidade em geral, tornou-se uma aposta na interação virtual.

https://www.youtube.com/watch?v=gOgwF-Yu_34&feature=emb_err_woyt

papel das mulheres

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account