IMG_0084Uni-CV e Ministério da Saúde e da Segurança Social assinam protocolo para parceria na área da Saúde.jpg

Na manhã do dia 7 de julho, a Universidade de Cabo Verde e a Ministério da Saúde e da Segurança Social assinaram um protocolo com vista à cooperação técnica e institucional entre estas duas instituições, em matéria de promoção e proteção da saúde, investigação, formação, bem como em situações de emergências de saúde pública.

O protocolo, que foi rubricado no Palácio do Governo, pela Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima Mendonça ,e pela Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, abrange a área de promoção e proteção da saúde, da investigação e oferta formativa, das situações de emergências em saúde pública, designadamente, provocadas pela COVID-19.

IMG_0064Uni-CV e Ministério da Saúde e da Segurança Social assinam protocolo para parceria na área da Saúde.jpg

 

“Para a Universidade de Cabo Verde é um prazer grande assinar a este importantíssimo protocolo que permitirá formalizar uma relação que já existe. A parceria vai salvaguardar a implementação do primeiro ao sexto ano de um curso de medicina em Cabo Verde e que terá que ser implementado em cooperação com o Ministério da Saúde, os hospitais e os centros de saúde. “Daqui a um ano e meio, teremos os primeiros médicos formados em Cabo Verde por Cabo Verde”, afirmou a Reitora da Uni-CV.

A Reitora da Uni-CV lembrou que através da Uni-CV será possível formar médicos em Cabo Verde, o que valoriza não só o sistema de educação do ensino superior em Cabo Verde, mas também, por outro lado, a valorização do perfil dos quadros do sistema nacional de saúde. 

Em jeito de conclusão, Judite Medina do Nascimento reafirma o compromisso da referida instituição em colaborar com o Ministério da Saúde na concretização dos objetivos preconizados, nomeadamente o Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável e os “Objetivos 2030”.

IMG_0062Uni-CV e Ministério da Saúde e da Segurança Social assinam protocolo para parceria na área da Saúde.jpg

 

O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, fez questão de enfatizar a importância da Universidade de Cabo Verde promoção da investigação e saúde no país. “Este protocolo vai reforçar a capacidade laboratorial para o combate contra a pandemia da COVID-19, mas na realidade o protocolo é mais abrangente e vasto. O protocolo insere-se naquilo que, também, são os objetivos e está na agenda estratégica de desenvolvimento de Cabo Verde 2030, que é a questão da investigação”.

“É fundamental que Cabo Verde, cada vez mais, tenha uma agenda de investigação que ultrapassa o setor da saúde. Estamos a acelerar mais um passo nessa parceria necessária e fundamental para promover a investigação. Neste sentido, a Universidade Cabo Verde tem um papel fundamental nesse processo”.  

 

 IMG_0063Uni-CV e Ministério da Saúde e da Segurança Social assinam protocolo para parceria na área da Saúde.jpg

 

Por sua vez, a presidente do INSP, congratulou-se com o reforço da parceria entre as suas instituições, afiançando que irão trabalhar articuladamente para a implementação do referido protocolo.

O documento prevê a criação de ofertas de formação graduada e pós-graduada para os profissionais de saúde na área de saúde pública incluindo a vertente saúde mental, designadamente nas questões relativas à intervenção psicológica face a eventos de saúde pública, como as epidemias, pandemias, catástrofes, crises sanitárias.

As duas instituições vão cooperar no desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação, elaboração de estudos científicos, técnicos ou outros, de interesse para a qualificação de profissionais da saúde e para a melhoria da resposta do serviço nacional de saúde.

 

Ainda as instituições prometem colaborar, no âmbito das situações de emergências de saúde pública provocada pelo Covid-19, para a criação das condições para a realização dos exames de PCR-RT na Uni-CV, sob a coordenação do Instituo Nacional de Saúde Pública (INSP) que também assume a responsabilidade da capacitação técnica de profissionais para o diagnóstico.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account