encerramento_vicente_santiago_c4341.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realizou, a 8 de outubro de 2025, na Mediateca, sala António Correia e Silva, a sessão de encerramento dos projeto “Vi.Cente ao Cubo e Santiago ao Cubo”, com intervenções do Magnífico Reitor, José Arlindo Barreto, do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, João Queirós, e da Adida para a Cooperação Portuguesa, Raquel Marchã. O programa incluiu balanço de resultados, testemunhos e agradecimentos institucionais.

A sessão solene abriu com uma saudação institucional e a intervenção da Pró-reitora para a Política Estudantil, Social e Extensão (PESE), Fátima Fernandes, que enquadrou a génese dos projetos no esforço de cooperação entre Portugal e Cabo Verde, iniciado no ano letivo 2019/2020, com o objetivo de promover competências comunicativas em língua portuguesa e iniciar a aprendizagem científica em ambiente motivador, por via de metodologias ativas e resolução de problemas.

Seguiu-se a apresentação «O percurso do projeto: impacto e resultados», conduzida pelas equipas das Casas da Ciência, com exibição de vídeo e partilha de ações desenvolvidas em Santiago, São Vicente, Fogo, Brava, Maio e Santo Antão. Entre as atividades salientadas estiveram workshops de iniciação à robótica, modelação e impressão 3D, introdução a práticas laboratoriais de biologia e química e biologia em Cabo Verde, ministradas por formadores das Casas da Ciência.

Nos testemunhos, docentes e formadores sublinharam a utilidade pedagógica de oficinas fora da sala de aula, bem como a criação de redes colaborativas entre professores, estudantes e comunidades. A abordagem interdisciplinar - que articula língua, ciências naturais, física, tecnologia e consciência ambiental - contribuiu para aprendizagens e para a valorização da língua portuguesa como veículo de comunicação científica.

No discurso de encerramento, o Reitor, José Arlindo Barreto, agradeceu às equipas das Casas da Ciência, aos estagiários e monitores, aos docentes e técnicos, e à Pró-reitora Maria de Fátima Fernandes, sublinhando a liderança firme e aberta que permitiu a continuidade das atividades. Dirigiu ainda um agradecimento à Cooperação Portuguesa, ao Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, à Embaixada de Portugal e à Leitora Mariana Faria, «pelo engajamento em prol do desenvolvimento de inúmeros projetos destinados a fazer avançar o conhecimento e difundir a ciência em língua portuguesa».

O Reitor destacou que o encerramento assinala «o fim de um ciclo» e a abertura de uma nova etapa de consolidação, reafirmando o compromisso da Uni-CV com a excelência científica, a inclusão social e a valorização da língua portuguesa como alicerce de cidadania e desenvolvimento. Na mesma ocasião, agradeceu a mediação diplomática que viabilizou a extensão das atividades do Centro de Línguas ao Pólo III (Cruz Grande, Santa Catarina), através de bolsa atribuída a um docente, a desenvolver trabalho sob supervisão da Leitora Mariana Faria.

O Embaixador de Portugal felicitou pelos resultados alcançados e manifestou todo o interesse da Cooperação Portuguesa e da Embaixada em continuar a cooperar com a Uni-CV.

 

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account