Aluna: Eline Pinto do 3º ano de Licenciatura em Matemática

Tutores: Prof. Telma Silva (Uni-CV) e Prof. António Salgueiro (UC)

Objetivos principais: conhecer e analisar os principais modelos matemáticos que descrevem as relações entre a economia, a sociedade e o meio ambiente, com foco na avaliação das mudanças climáticas, baseado na literatura existente.

Resultados: A interação Economia-Ecologia é de extrema importância na melhoria da qualidade de vida neste planeta, uma vez que enfatiza a necessidade de organizar e controlar as dinâmicas e as complexas interações entre o homem, as atividades de produção e os recursos naturais, a fim de promover sua coexistência e sua evolução comum.

Durante o desenvolvimento desse projeto tivemos a oportunidade de conhecer e analisar vários modelos baseados em equações diferenciais ordinárias e parciais, otimização e controlo ótimo e análise qualitativa, utilizando pontos de equilíbrio, estabilidade e estudo do comportamento assintótico do sistema). 

Modelos simples de interação Economia-Ecologia e discussões sobre a mitigação e adaptação como duas principais respostas humanas ao dano ambiental foram considerados. Modelos económicos com investimentos ótimos em mitigação de poluições ambientais e analise de investimentos ideais em mitigação e adaptação contra danos ambientais, também são levados em conta. 

Os modelos económico-ambientais estudados foram formulados como problemas de planejamento social com investimentos de mitigação e adaptação como variáveis separadas.

Uma análise do estado estacionário de investimentos ótimos que pode levar a implicações essenciais para políticas ambientais de longo prazo associadas também foi alvo desse estudo.

Conclusão: Esse projeto permitiu-lhe ver como a Matemática é fundamental para tomada de decisões polico-economico-ambientais. Pois, através da análise dos modelos ela pôde observar, entre outras coisas, que uma menor intensidade de poluição aumenta o tamanho da economia e leva a esforços menores de abatimento. Todo o bem fabricado está associado um dano ambiental, assim, uma tecnologia mais limpa é sempre melhor para a economia. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account