O programa Fulbright, reconhecido como o principal programa de intercâmbio internacional da América, tem desempenhado um papel fundamental na promoção do entendimento mútuo entre os Estados Unidos e nações parceiras ao redor do mundo. Este programa facilita uma rede diversificada e dinâmica de académicos, ex-alunos e parceiros globais. Desde sua fundação em 1946 pelo antigo-senador J. William Fulbright, o programa Fulbright tem sido um veículo para partilhar conhecimento, fomentar laços culturais e melhorar vidas em todo o mundo. 

Esta 1.ª edição do concurso da bolsa Fulbright Visiting Scholar contou com a participação de 45 candidatos e a docente e investigadora da Uni-CV, Sónia Semedo foi a única selecionada. Em conversa com o Gabinete de Comunicação e Imagem da Uni-CV, Sónia Semedo falou do seu percurso e as implicações dessa conquista para a sua carreira académica e para a comunidade. Viajará para Estados Unidos da América, no início de abril, onde estará a investigar sobre agricultura inteligente durante os próximos 3 meses na Wellesley College, Massachusetts.

A Professora Sónia Semedo, que possui formação em Física e doutorado em engenharia Física com especialização em instrumentação, destacou que a oportunidade de concorrer à bolsa Fulbright surgiu em um momento crucial de sua vida profissional. Ela explicou que o processo de candidatura foi realizado online, seguido duma entrevista na Embaixada dos Estados Unidos. Entre os desafios enfrentados, a investigadora destacou a necessidade de alinhar seu projeto com iniciativas existentes e de convencer o júri sobre a relevância e mérito de sua proposta.

O projeto da investigadora da Uni-CV, agraciado no programa Fulbright, concentra-se na aplicação da Internet das Coisas (IoT) à agricultura inteligente, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento agrícola em Cabo Verde. Ela enfatizou o contributo de sua investigação em avançar no conhecimento académico, mas também em beneficiar diretamente a comunidade da Uni-CV e Cabo Verde.

Ao discutir os impactos dessa conquista em sua carreira académica, a investigadora expressou sua gratidão pela oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas e de escrita científica, bem como sua esperança de implementar soluções práticas baseadas em suas descobertas.

Por fim, a Professora Semedo expressou os seus sinceros agradecimentos às instituições e indivíduos que a apoiaram ao longo do processo, incluindo a Universidade de Cabo Verde, a Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde, o Governo de Cabo Verde e o programa Fulbright.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account