52673250890_ef0c1a8c2f_c.jpg

A Universidade de Cabo Verde inaugurou o Laboratório de Histopatologia, ligado a um dos maiores projetos de pesquisa na Uni-CV, INCUBATOR, financiado pela Fundação “la Caixa” e a Fundação Calouste Gulbenkian.

A inauguração do Laboratório de Histopatologia representa um marco histórico no desenvolvimento do ensino e investigação da Uni-CV, e pretende auxiliar no diagnóstico investigativo e perceber a incidência do cancro da próstata nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em particular, Cabo Verde e Moçambique.

Segundo Neidy Rodrigues, coordenadora do projeto INCUBATOR, o mesmo foi financiado no valor de 156 mil euros, justificando que este financiamento surgiu pelo fato de “o cancro da próstata ser a 1.ª causa de morte dos homens em Cabo Verde”.

A mesma apresenta uma solução dizendo que “o diagnóstico precoce do cancro da próstata possibilita 90% de chance de cura”.

IMG 8469

Para o Reitor, este projeto enquadra-se "perfeitamente" na visão de uma universidade virada para a internacionalização.

“Uma universidade que quer promover nos jovens o desenvolvimento da inteligência, e que quer passar de uma instituição focada no ensino para uma universidade virada para investigação, devendo servir as prioridades e as necessidades do país”, disse.

O responsável ainda acrescenta que laboratório servirá o país nas prestações de serviços nos diagnósticos avançados e apoiar esforços e projetos na área da saúde.

Por seu lado, a Diretora da Área Internacional da Fundação "la Caixa", Sua Alteza Real a Infanta Doña Cristina, afirmou estar muito satisfeita em apoiar este projeto, e contribuir para a investigação sobre a incidência do cancro de próstata no continente africano, mas reconhece que a necessidade de apoiar ainda é mais, por isso, insiste em falar no valor que as parcerias têm.

O laboratório de Histopatologia é o primeiro resultado do projeto INCUBATOR, financiado no âmbito do programa Gestão em Ciência nos PALOP, coordenado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação “la Caixa”.

O projeto também visa a criação de um laboratório digital, uma plataforma para a publicação de dados e informações para o apoio à prevenção e ao diagnóstico do cancro da próstata, com duração de três anos.

 

Galeria de fotografias

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account