Tamar_Monteiro.JPG

A estudante do curso de Saúde Pública da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV, Tamar Monteiro, ganhou uma bolsa de estudos, no âmbito da 3ª edição de António Coutinho Science Awards promovida pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em parceria com a Fundação Merck (FM), a Câmara Municipal de São Vicente, Água de Santiago, Agência Nacional de Água e Saneamento e o Município de Oeiras (MO), Portugal. A outra bolsa de estudos foi atribuída a um estudante do Mestrado em Saúde Publica e Desenvolvimento no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) Érica Simão, orientada pela professora associada da Uni-CV. Os selecionados poderão desenvolver os seus projetos em universidades portuguesas.

O concurso foi lançado em fevereiro de 2021 com o objetivo de reforçar o estímulo à diversidade na comunidade científica, trazendo à tona a dinamização da educação e das carreiras de investigação de excelência de cidadãos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), ou seus descendentes. Num universo de 23 candidaturas provenientes dos PALOP, submetidas para avaliação, o projeto da nossa aluna Tamar Monteiro foi selecionado, após ter-se concluído todas as fases de seleção, representadas pela Pré-seleção: análise documental e entrevista: onde foram valorizadas capacidades intelectuais e de comunicação clara e rigorosa, demonstração de curiosidade científica, espírito crítico e empenho, lógica, interesse e potencial impacto do projeto e a argumentação na defesa do projeto. A bolsa é destinada ao período de investigação experimental no contexto do desenvolvimento de tese de mestrado, isto é, 1 ano.

Tamar Monteiro, estudante da Uni-CV, foi uma das contempladas com a bolsa pela apresentação do projeto "Avaliação da segurança microbiológica de águas residuais utilizadas em rega agrícola: Deteção e quantificação de genes de resistência aos carbapenemos e de genomas virais patogénicos humanos” e é orientada pela Professora Isabel Inês Araújo. Conta com a parceria do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA). Parte dos trabalhos experimentais serão realizados no Instituto de Biologia Experimental e Tecnologia, instituição parceira para o desenvolvimento da investigação, sob a coordenação das doutoras Maria Teresa Barreto Crespo e Mónica Nunes". Tamar_UniCV.JPG

 O seu projeto foi distinguido por "ter impacto ecológico e na saúde pública, podendo gerar dados que informem tomadas de decisão a nível de gestão de resíduos". A jovem é Licenciada em Ciências Biológicas, tendo terminado a sua formação em 2020, com a publicação de um artigo científico em revista internacional sobre a Resistência a antibióticos em Cabo Verde. Atualmente frequenta o Mestrado em Saúde Pública na Universidade de Cabo Verde.

A outra bolsa foi atribuída a Érica Simão, moçambicana, que propôs o projeto "Eficácia do uso de Tenofovir+Lamivudina+Dolutegravir na supressão viral de pacientes em TARV [tratamento farmacológico para o vírus HIV/sida] há 12 meses" com a Dr.ª Ana Abecassis do IHMT. A relevância do seu projeto consiste na utilidade de "gerar dados que informem tomadas de decisão do ponto de vista médico no Hospital Militar de Maputo", informou o IGC em comunicado. A candidata selecionada é Licenciada em Medicina Geral pela Universidade Católica de Moçambique e frequenta o Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento no IHMT.

Os projetos de investigação que ganharam bolsa serão desenvolvidos no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica. 

As candidaturas foram analisadas por um júri composto por cientistas, tanto dos PALOP como de Portugal, doutorados em diferentes áreas científicas e com experiência na seleção e acompanhamento de estudantes e cientistas.

O programa António Coutinho Science Awards é promovido pelo Centro Colaborativo do IGC de democratização da ciência, tendo como parceiros a Câmara Municipal de Oeiras e a Merck Family Foundation. O foco centra-se na cooperação, capacitação e no desenvolvimento de investigação científica; tem relevado um elevado impacto na carreira dos participantes e tem sido determinante para os impulsionar na persecução de uma carreira na área das ciências.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account