51326497343_ca84b9137f_w.jpgTerá lugar, amanhã, no auditório da Universidade de Cabo Verde, a partir das 9h, o ato de encerramento do Campos da Matemática Gulbenkian, Cabo Verde 2021. A cerimónia, que será presidida pela Diretora Nacional da Educação, Dra. Elionora Sousa, servirá para se fazer o balanço do primeiro Campos da Matemática Gulbenkian, Cabo Verde, estando previstos depoimentos dos estudantes participantes,dos monitores, professores acompanhantes, tutores e membros da organização. Haverá ainda a entrega de certificados de participação.

O Campos da Matemática Gulbenkian reuniu, durante 10 dias, num campo não-residencial, 40 alunos do 10º ano, 16 professores do ensino secundário, 15 monitores, estudantes da Uni-CV, 12 professores da Uni-CV, tendo ainda contado com a participação de dois professores portugueses, em atividades educativas que visaram o aumento do interesse pela Matemática, através das suas aplicações na resolução de problemas do quotidiano. O objetivo geral do projeto é, para além deste primeiro momento de imersão no mundo da matemática e suas aplicações, o acompanhamento progressivo dos estudantes participantes ao longo do 11º e 12º anos, promovendo a autoaprendizagem e o desenvolvimento individual das suas capacidades matemáticas. 

Entre os objetivos específicos do Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde (CdM-CV), estão: desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender Matemática; desenvolver o gosto pela experimentação Matemática; fomentar o gosto pela participação na aula e em grupos de trabalho; desenvolver o raciocínio lógico, argumentativo e abstrato;  desenvolver as capacidades de compreensão, análise, aplicação e síntese; promover a compreensão, a interpretação e a utilização de representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, símbolos, ...);  explorar atividades interdisciplinares; conhecer e explorar softwares de estudo e aplicações da matemática; aumentar o nível de conhecimentos em matemática e aplicações;

O projeto  foi proposto e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e conta com a parceria da Universidade de Cabo Verde (www.unicv.edu.cv) e do Ministério da Educação.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account