Emanuel_pina.png

A recente conclusão do doutoramento de Emanuel Correia de Pina, docente na Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde, marca um avanço no campo da Linguística Cabo-verdiana. A sua tese, defendida em 13 de dezembro de 2023 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e intitulada "A sintaxe da negação em construções declarativas e imperativas no cabo-verdiano numa perspetiva comparada" alcançou a classificação de "Muito bom, com distinção e louvor".

Este estudo explora a sintaxe da negação em frases declarativas e imperativas na variedade do cabo-verdiano falada emSantiago, comparando-a com estruturas correspondentes em outras línguas, em especial o Português Europeu. O trabalho estabelece novos parâmetros na compreensão da estrutura da negação frásica em contextos variados, aprofundando um campo de estudo que o próprio Emanuel de Pina iniciou em 2006.

O foco da tese incide sobre dois eixos principais: a descrição do comportamento da negação nas frases declarativas negativas e nas imperativas negativas no cabo-verdiano e a análise da correlação que a negação de construções declarativas no indicativo possui em confronto com as estruturas do imperativo nesta língua e em Português Europeu. Revela, com efeito, detalhes que remetem para uma perspetiva de sintaxe da negação comparada valiosa para estas línguas.

Os dados analisados indicam que a negação em frases declarativas em cabo-verdiano se realiza tipicamente pela presença da categoria funcional NegP entre as categorias funcionais TP e AspP, embora, nas construções imperativas supletivas, ela ocorra prototipicamente na cabeça da frase. Adicionalmente, o estudo aborda ainda as nuances da negação no imperativo verdadeiro no cabo-verdiano confrontando-a com aspetos estruturais correspondentes no Português Europeu. 

Além disso, a proposta de investigação de Pina (2023) proporciona uma compreensão aprofundada das construções imperativas negativas não só em Português Europeu, como também em outras línguas românicas como o Espanhol e o Italiano., contribuindo, de forma significativa, para o estudo desse tópico no campo da Sintaxe comparada e na Linguística geral.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account