IMG_4227.jpg

A Universidade de Cabo Verde, em colaboração com a Fundação Amílcar Cabral, celebrou um evento especial em comemoração ao 99º aniversário do nascimento de Amílcar Cabral, uma das figuras mais emblemáticas da história de Cabo Verde e da luta pela independência. O evento, intitulado "Diálogo entre Gerações", teve lugar no dia 12 de setembro, no Edifício 08, Auditório 101, no Campus do Palmarejo Grande, e também foi transmitido online.

O evento começou com uma calorosa receção e instalação dos convidados. Pouco depois, tivemos a honra de ouvir uma palestra pelo Senhor Embaixador  António Lima. A manhã continuou com mensagens inspiradoras de jovens em Santiago e São Vicente, incluindo participações de Bruno Sanches, Davínia Pires, Christian Lima e Mário Fortes de São Vicente, bem como Risana Lopes. O ponto alto do evento foi um debate enriquecedor moderado pelo Prof. Mestre Armindo Tavares, culminando num encerramento que refletiu a importância e o impacto do dia.

Amílcar Cabral foi um líder inspirador na luta pela independência dos países africanos colonizados por Portugal. Ele enfatizou a importância da educação, cultura e participação popular na transformação social. Cabral valorizava a juventude como agente de mudança social e política. Sua filosofia política priorizava a justiça social, a igualdade e os direitos humanos. Ele também enfatizou a importância da solidariedade entre os povos e da união africana. Sua luta pela independência não era apenas política, mas também cultural, valorizando a identidade africana. Cabral inspirou gerações de ativistas e estudiosos a trabalhar pela justiça e pelo desenvolvimento de seus países.

O principal objetivo deste evento foi não apenas homenagear Amílcar Cabral, mas também promover um diálogo intergeracional sobre os ideais e legado de Cabral. Estudantes universitários, académicos e membros da comunidade tiveram a oportunidade de debater ideias e partilhar experiências, reforçando o compromisso com os princípios que Cabral defendeu.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account