Catarina_Varela.jpgCatarina Solangila Moreira Varela, uma jovem de 23 anos, natural de Achadinha, licenciada pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) em Relações Internacionais e Diplomacia (RID) em fevereiro de 2023, alcançou um feito notável ao vencer a 26 de junho o Prémio Internacional de investigação com o seu primeiro artigo, resultado de um estudo detalhado sobre a Parceria Especial Cabo Verde – União Europeia.

A jovem investigadora que se auto-descreve como apaixonada pela interculturalidade e línguas estrangeiras, revelou que a sua principal motivação em concorrer ao Prémio surgiu durante a elaboração do seu relatório de estágio de fim de curso como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciatura em Relações Internacionais e Diplomacia pela Uni-CV. O estágio, realizado no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional (MNECIR) sob orientação do Ministro Plenipotenciário Dr. António Nascimento, permitiu conhecer de perto esta mesma realidade, tendo a autora do artigo procurado desenvolver uma investigação que, nas suas palavras, contribui para o aprofundamento do estudo da Política Externa de Cabo Verde.

353972113_2095531880649754_6668022799816171496_n.jpg

No seu trabalho, Catarina Varela analisou vários sectores da cooperação entre Cabo Verde e a União Europeia que deverão ser reforçados. O estudo é o resultado de uma investigação intensiva. "Com base na minha investigação, posso afirmar que ainda há muitos frutos a colher desta relação. Trata-se de uma cooperação da qual ambas as partes poderão beneficiar ainda mais, prevendo-se um reforço na cooperação em áreas como a energia, o comércio, a educação, as infra-estruturas, a segurança e a integração regional."

A opção pelo curso em Relações Internacionais e Diplomacia (RID) na Uni-CV desempenhou um importante papel no seu percurso formativo. Frisa que a educação e a formação de qualidade que recebeu ao longo destes quatro anos é fruto de uma orientação atenta por parte dos docentes e todo o apoio da coordenação de curso.

O Prémio na categoria de Graduação realça a educação de qualidade e a procura sistemática de oportunidades proporcionadas pela instituição. É uma notável conquista pessoal e académica para uma jovem que vê este prémio como o testemunho de que: "nada é impossível para quem estuda, acredita, sonha e luta pelos seus objetivos".

Finalmente, aconselha outros estudantes a serem focados e persistentes, a acreditarem no seu potencial e a aproveitarem oportunidades tanto em seminários, formações, mobilidades e estágios. Quanto ao futuro, a jovem investigadora pretende realizar um mestrado em Ciência Política e continuar a aprofundar línguas estrangeiras, contribuindo deste modo para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account