Eventos Uni-CV

Fórum “Mudjeris di li i di lá”

Cartaz ICIEG versao atualizado

A Universidade de Cabo Verde, através do Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF), receberá o Fórum “Mudjeris di li i di lá”, em parceria com o Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), na próxima sexta-feira, 12 de maio, das 08h30 às 13h00, no Campus do Palmarejo Grande, Sala 102 – Ed.8.

O projeto “Mudjeris di li i di la” é um Programa de Intercâmbio, que propõe a participação, intervenção e compartilhamento de saberes entre mulheres de dois territórios geograficamente distintos, mas confluentes em suas histórias e práticas: de um lado mulheres negras, ativistas e cientistas brasileiras que buscam reconhecimento de suas identidades pautadas nas suas origens africanas; do outro mulheres cabo-verdianas, africanas, suas tradições históricas e culturais.

Deste modo, o evento visa proporcionar um espaço de troca de experiência, de debates e reflexões entre pesquisadoras cabo-verdianas e brasileiras, que pesquisam temáticas das mais diversas áreas (saúde, educação, direito, cultura, entre outras) e recorte, contribuindo para a interseccionalidade nas questões de género. Além disso, o fórum tem também por finalidade servir como um espaço de reconhecimento das mulheres na ciência.

O Centro de Investigação em Género e Família tem como missão contribuir, através de estudos, pesquisas e atividade de extensão, para a conceção, divulgação e implementação de programas, projetos e medidas de política que visem o desenvolvimento equilibrado das relações de género nos domínios social, económico, político, científico e cultural.

O ICIEG, por sua vez, é uma instituição pública que detém o mandato de integrar a igualdade de género nas políticas e planos sectoriais e reforçar as capacidades das mulheres. Tem por missão fundamental a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres, a efetiva e visível participação da mulher em todos os domínios da vida social.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account