Eventos Uni-CV

II Edição das jornadas científicas entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e a Universidade de Cabo Verde

Charles

poster II jornadas científica

No âmbito das relações de cooperação existentes entre a Câmara de Ribeira Grande de Santiago e a Universidade de Cabo Verde, as duas entidades vêm instituindo jornadas científicas com temáticas de interesse mútuo, enquadradas nas comemorações do dia do referido município.  

Visando retomar uma dinâmica que foi interrompida pela pandemia, as partes entenderam dedicar as jornadas científicas deste ano de 2023 à celebração dos 190 anos da passagem de Charles Darwin pela Ribeira Grande de Santiago, pelo seu inquestionável contributo na história da cidade e do país.

Charles Darwin, um jovem naturalista inglês, foi um dos últimos grandes viajantes a ver vários monumentos da urbe ainda em pé, e também pela sua sensibilidade a aspetos de geologia e biologia do lugar.

Note-se, ainda, que a abordagem da História, pela ótica e sob inspiração de Charles Darwin, incentiva a incorporação de dimensões geológicas e biológicas nas investigações sobre o passado cabo-verdiano, o que vem ao encontro do impacto provocado pela atual pandemia na agenda desta área de conhecimento, pondo em causa a velha dicotomia entre as ciências e as humanidades.

As jornadas terão lugar no Centro Cultural da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, no dia 25 de janeiro, das 09:00 às 12:30.

Programa

08:30h - Acolhimento dos participantes

1ª Parte (formal e comemorativa)

09:00h - Enquadramento do evento - Profª. Antonieta Lopes (Uni-CV)

09:10h - Abertura formal: Presidente da Câmara da Ribeira Grande de Santiago

09:25h - Alocução da Vice-Reitora da Uni-CV, em representação do Reitor.

09: 40h - Visita guiada à exposição Darwin Now.

Pausa/café

2ª parte (comunicações e conferência)

09:50h – A Cidade de Ribeira Grande pelo olhar de Charles Darwin (José Évora-IAN-CV/Cátedra UNESCO/Uni-CV de História e Património);

10:20 - Subsídios para uma proposta de patrimonialização e valorização turística do roteiro de Charles Darwin - Marvela Rodrigues (SandyMar), Representante do Ministério do Turismo e Representante do IPC; moderação pelo vereador da Cultura da CMRGS.

11:00 - Virus, bactérias e parasitas na Ribeira Grande (conferencia proferida por António Leão Correia e Silva - Uni-CV)

11:50h - Debate

Moderação (Lourenço Gomes – Uni-CV)

12:20h – Encerramento (Dir. Cátedra UNESCO/Uni-CV) e entrega de certificados de participação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account