Eventos Uni-CV

Palestras | “As Origens Africana da Humanidade e da Civilização" e “Saúde Mental e necessidade de integração da cultura africana nas práticas profissionais"

Palestra Africana site

As Coordenações de Psicologia e Ciências do Comportamento e de Relações Internacionais e Diplomacia da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, organizam duas palestras subordinada aos temas: "As Origens Africanas da Humanidade e da Civilização" e "Saúde Mental e necessidade de integração da cultura africana nas práticas profissionais".

O evento será moderado pelo Prof. Doutor Saidu Bangura, e contará com a presença de dois palestrantes professores da Nigéria, residentes nos Estados Unidos de América. O Prof. Doutor Abdul Salau da Tuskegee University e o Prof. Doutor Emeka Nwadiora da Temple University.

Resumo da Palestra sobre "As Origens Africana da Humanidade e da Civilização"

O Continente Africano é o berço da Humanidade, tendo o Prof. Louis Leakey determinado que o seu lugar seria no Vale de Omo, na região dos Grandes Lagos. Esta informação parte de dois pontos particularmente importantes a respeito da evolução da humanidade.

Primeiro, a Lei de Gloger que afirma que a humanidade vem de climas quentes e húmidos e, por esse motivo, as populações possuem pele negra e pigmentada. Segundo, as outras raças são derivadas da raça negra. Isto é provado pelo facto de mesmo os Antigos Egípcios, serem negros, tendo sido a primeira civilização do mundo e inscrita na memória e na história das civilizações posteriores, isto é, a grega e romana e que, transmitiram, o seu conhecimento aos Estados Europeus Modernos.

Resumo da Palestra sobre "Saúde Mental e necessidade de integração da cultura africana nas práticas profissionais".

Nesta palestra pública, o Prof. Emeka abordará os fenómenos da saúde mental em África e a importância de se incutir as abordagens tradicionais e integrais nas suas intervenções. A comunicação traçará a história das modalidades de tratamento da saúde mental no Continente africano e serão, igualmente, discutidos aspetos do direito, colonialismo e psiquiatria a partir da visão do filósofo, Frantz Fanon e, do poeta, Amilcar Cabral.

As palestras terão lugar no auditório 102, na segunda-feira, dia nove de dezembro, pelas 9h.

O mesmo será transmitido via Zoom: ID da reunião: 829 2193 2008 | Senha de acesso: 818024

Palestra Africana Post

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account