Eventos Uni-CV

Simpósio VII: Resistências Culturais nos Impérios Ibéricos

Simpósio-VI3s.png

thumbnail Vers Portuguesa Simpósio VII poster

No quadro do projeto RESISTANCE: Rebelião e Resistência nos Impérios Ibéricos, séculos XVI-XIX (778076-H2020-MSCA-RISE-2017), a Universidade de Cabo Verde, através da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes e do Pólo da Cátedra UNESCO de História e Património, organiza, na cidade da Praia, nos dias 6, 7 e 8 de junho deste ano, o Simpósio VII intitulado “Resistências Culturais nos impérios ibéricos, 1500-1850”, que decorrerá no campus do Palmarejo Grande.

O Simpósio VII tem como objetivo: analisar as distintas formas de resistência cultural em relação à ordem instituída nos impérios ibéricos, no período que vai de 1500 e 1850, protagonizadas por grupos sociais segregados e subalternos. Pretende-se debater desde as formas de resistência impregnadas no quotidiano que se expressam através do mundo dos objetos (cultura material), passando pelas que se relacionam com as artes, as representações, as línguas, as práticas religiosas, as formas de sociabilidade e as festas.

Serão abordados os seguintes temas que corresponderão a vários painéis:

- Representações. Qualificar e desqualificar os outros

- Práticas de resistência dos colonizados

- Resistências culturais dos subalternos nas instituições agrárias

- Resistências na cultura material e no quotidiano

- Práticas religiosas como resistência cultural

- Rituais, festas e sociabilidades. Re-significações

- Língua e resistência

Participarão mais de 40 investigadores (conferencistas e moderadores), com a maioria a intervir presencialmente e uma parte com apresentações à distância.

O Evento será uma oportunidade para se reconhecer contextos que claramente revelam como se opera a transformação de estruturas socioeconómicas na vida humana em distintos espaços e momentos históricos, o que torna significativo o conhecimento em História e áreas afins.

Português, espanhol e inglês serão as línguas oficiais do evento. De modo a permitir discussões com o envolvimento de todos, espera-se que cada participante tenha uma compreensão mínima das outras línguas, para além da que irá usar na sua comunicação; 

Assista também o evento via Zoom | ID da reunião: 827 9867 6560 | Senha de acesso: 436072

Consulte o programa

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account