teste_optidao_ingles.png

SAT

_Forum_da_LPCV.jpg

Cartaz-Forum_da_LPCV.jpg

A Associação da Língua Materna Cabo-Verdiana (ALMA-CV), e a Plataforma Associação Cabo-Verde Diáspora (PLTCVD), em associação com a Universidade de Cabo Verde, com o apoio de Pedro Pires Institute for Cape Verdean Studies e a Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa organizam o Fórum da Língua Materna Cabo-verdiana 2024 no dia 24 de fevereiro, sábado, para celebrar o Dia Internacional da Língua Materna. 

O Fórum, que terá lugar no auditório 102, do edifício 8 do Campus do Palmarejo Grande, reunirá, a partir das 8h30, no formato híbrido, especialistas, académicos e o público em geral para refletir a situação linguística de Cabo Verde e dimensões pertinentes para a  política linguística, nomeadamente a cultura linguística e a oficialização da língua cabo-verdiana, contribuindo para a afirmação da língua cabo-verdiana, seja enquanto a língua de unidade e de coesão da nação cabo-verdiana, seja no seu valor funcional, social e económico.

A cerimónia da abertura contará com a Presidente da Associação da Língua Materna Cabo-verdiana, Amália de Melo Lopes, e do Presidente da Plataforma Associação Cabo Verde Diáspora, Rolando dos Reis Borges. Seguir-se-á   a conferência inaugural sobre Institutionalisation of Creole Languages:  Comparative Perspectives, proferida por investigador da Universidade de Hong Kong, Prof. Kofi Yakpo.   

O Fórum incluirá mesas redondas temáticas, abordando a política linguística vigente, a desconstrução de ideias pré-concebidas sobre a língua cabo-verdiana, e debates sobre a sua oficialização. Às 17 horas, o Presidente da República, José Maria Neves, proferirá uma comunicação.  

O Fórum 2024 é aberto a todos os interessados, incluindo académicos, estudantes, membros da diáspora, governantes, dirigentes municipais e sociedade civil, que são convidados a participar e contribuir para este momento histórico de celebração e reflexão sobre a língua materna cabo-verdiana.

Programa (.pdf)

redeSite abertura 1

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em colaboração com a Internet Society (ISOC) e a Cabo Verde Digital, realiza esta segunda-feira, 26 de fevereiro, a abertura oficial do primeiro curso, em “Fundamentos do Design e Implementação de Redes de Computadores”. Um evento que terá lugar na Sala 205 do Edifício 9, Campus do Palmarejo Grande às 15 horas.

Destinado a estudantes e profissionais de Tecnologias da Informação (TI) em Cabo Verde, este primeiro curso visa desenvolver competências fundamentais para compreender a anatomia de redes de computadores e o funcionamento da Internet. A sessão de abertura contará com intervenções do Reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto, e do Secretário de Estado para a Economia Digital, Pedro Lopes.

Face à grande demanda por profissionais altamente qualificados e com domínio de tecnologias de internet, a Uni-CV e a ISOC pretendem avançar, ainda durante este ano, com pelo menos 4 cursos especializados, capacitando os participantes com habilidades vitais para aproveitar as oportunidades do mercado global.

Fundada em 1992, a ISOC é uma organização global sem fins lucrativos que capacita as pessoas a manterem a Internet como uma força para o bem: aberta, globalmente conectada, segura e confiável. 

Esta parceria é fruto da última edição do programa GoGlobal, promovido pela Cabo Verde Digital, que tem levado Cabo Verde eventos globais de inovação e tecnologia, com foco em promover o ecossistema nacional, estabelecer parcerias e criar oportunidades de negocio para as nossas StartUps.

 Pela primeira vez na história da Conferência Euro-Americana de Telemática e Sistemas de Informação (EATIS), um país africano será palco deste prestigioso evento. Cabo Verde acolherá a 12ª edição do EATIS, marcada para decorrer entre os dias 3 e 5 de julho de 2024, na Universidade de Cabo Verde em um formato híbrido com sessões online e presenciais.

A escolha de Cabo Verde como local do evento representa uma crescente influência da África no cenário tecnológico global. A conferência reunirá especialistas, académicos e profissionais de várias partes do mundo para discutir avanços em tecnologias de informação e comunicação (TIC), com um foco especial em cidades inteligentes.

Os tópicos de interesse para esta edição incluem Big Data, Computação em Nuvem, Interação Humano-Computador, Sistemas de Transporte Inteligentes e Internet das Coisas (IoT), entre outros. O evento também enfatizará a importância da ética na acessibilidade dos cidadãos aos serviços governamentais e públicos através das TICs.

A conferência EATIS é reconhecida internacionalmente e classificada por importantes instituições de investigação e educação. Este evento representa uma oportunidade para fortalecer a investigação e colaboração internacional em telemática e sistemas de informação, e a escolha de Cabo Verde como sede ressalta o compromisso da organização em promover a diversidade e inclusão no campo tecnológico.

unicv_2024.jpeg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account